Tiveram que devolver seus laptops: mais de 100 funcionários descobriram que foram demitidos por um e-mail enviado acidentalmente antes da hora

Um choque para os funcionários de um banco australiano que não foram informados pessoalmente sobre a decisão com antecedência

Um incidente desagradável que não deveria ter ocorrido | Imagem: tock.adobe.com (monticellllo)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

O ANZ Bank (Australia and New Zealand Banking Group Limited) cometeu um grave erro. Mais de 100 funcionários do banco receberam um e-mail solicitando que devolvessem seus laptops. O motivo: demissões planejadas que não foram discutidas previamente com os funcionários afetados. O caso foi divulgado, entre outros, pelo jornal britânico Independent.

Contexto e reações

  • As demissões fazem parte das medidas decididas pelo novo CEO do banco, Nuno Matos, que assumiu o cargo em maio de 2025;
  • De acordo com o jornal Independent, o ANZ Bank foi investigado pela venda de títulos australianos. Como resultado, vários executivos do banco renunciaram ao cargo desde maio;
  • Entre outros, o Sindicato do Setor Financeiro, que representa os funcionários deste mesmo setor, se pronunciou criticamente sobre os acontecimentos:
[É] repugnante que os funcionários sejam informados sobre as demissões dessa maneira – por meio de um e-mail mal feito, em vez de uma conversa respeitosa. Esses erros são consequência direta da mudança caótica promovida pelo novo CEO do ANZ.

As conversas com os afetados estavam previstas para a semana seguinte ao envio indevido dos e-mails. O ANZ Bank já pediu desculpas aos funcionários:

Infelizmente, esses e-mails revelam a data de saída de alguns de nossos colegas antes que pudéssemos comunicar o resultado a eles. Lamento profundamente que essa situação possa ter causado transtornos. Tenham certeza de que nos comprometemos a tratar cada colega com dignidade e respeito durante esse processo.

A declaração é de Bruce Rush, diretor do departamento de clientes particulares do ANZ Bank.

Quantas pessoas trabalham no ANZ Bank?

O ANZ Bank é uma empresa muito grande, que emprega mais de 42.000 funcionários, de acordo com o Independent. Atende 8,5 milhões de clientes particulares e mais de 10 milhões de clientes empresariais em todo o mundo.

Após uma forte queda em meados de 2022, o preço das ações do banco recuperou-se gradualmente. No final de 2024, houve novamente uma forte queda no preço. Entretanto, as ações estão novamente em alta.

Imagem de capa | tock.adobe.com - monticellllo

Inicio