Você já parou para pensar por que a água do mar é salgada? A pergunta pode parecer simples, mas a resposta não é tão simples assim. Para respondê-la, é preciso voltar a bilhões de anos atrás e analisar transformações naturais que moldaram o planeta e fizeram a água apresentar um gosto salgado. Afinal, se os rios que chegam ao oceano são de água doce, de onde vem o sal?
Como o sal chegou nos oceanos?
Há bilhões de anos atrás, quando a Terra era bem diferente do que é hoje, a chuva que caía sobre os continentes dissolvia os minerais presentes nas rochas. Esses minerais, principalmente sais, eram carregados pelos rios até os mares. Com o tempo, essa chuva constante do solo foi enriquecendo os oceanos com íons como sódio e cloro que, juntos, formam o tempero que não pode faltar na cozinha: o sal. Além desse transporte realizado pela chuva, vulcões subaquáticos e fontes hidrotermais continuam liberando minerais diretamente do interior da Terra para a água do mar.
Por que os rios não são salgados?
Mas a pergunta que não quer calar é: se os rios também carregam sais, por que eles não apresentam um gosto salgado? A explicação para isso está na renovação constante, já que a água doce é sempre reposta pela chuva, o que dilui as pequenas quantidades de minerais dissolvidos. No mar, acontece o oposto. A água evapora com o calor do sol, mas os sais ficam para trás e se acumulam.
O equilíbrio da salinidade dos oceanos: entenda como funciona
Apesar do enorme volume de sais que chegam nos oceanos, uma curiosidade é que a salinidade se mantém estável. Mas como isso é possível? Isso ocorre porque parte desses minerais acaba se depositando no fundo do mar em forma de sedimentos ou sendo utilizada por organismos marinhos. O resultado é um equilíbrio natural que mantém a proporção média de sal na água do mar em cerca de 3,5%, o que significa que um litro de água do oceano contém cerca de 35 gramas de sal.
Ver 0 Comentários