Se você já esqueceu o guarda-chuva em casa, provavelmente deve ter pensado que a melhor forma de escapar da chuva é correr até o destino. Afinal, quanto menos tempo na chuva, menores são as chances de se molhar, certo? Mas será que correr na chuva é mesmo melhor do que andar? Surpreendentemente, não é isso que a ciência diz. Segundo o programa MythBusters, famoso por testar mitos populares com experimentos científicos, essa lógica nem sempre se confirma. Por incrível que pareça, correr pode fazer com que você se molhe mais do que se estivesse apenas andando.
MythBusters: teste comprova que correr na chuva molha mais do que andar
Existem perguntas que parecem ter respostas óbvias, como o “fogo queima?” ou o “gelo é frio?”. À primeira vista, a pergunta “correr na chuva molha mais do que andar?” também pode parecer ter uma resposta óbvia. A maioria pode pensar que correr é a melhor saída para se molhar menos na chuva. No entanto, não é exatamente isso que a ciência descobriu.
Em um episódio do programa MythBuster, conhecido também como “Caçadores de Mitos”, eles descobriram que correr na chuva desprotegido pode molhar mais do que se estivesse andando. Ou seja, a resposta a essa pergunta não é tão óbvia quanto se imagina e correr na chuva pode não ser uma ideia tão inteligente assim. Para chegar a essa conclusão, os apresentadores do programa, Adam Savage e Jamie Hyneman, realizaram um experimento científico. Veja como ele funcionou:
Entenda como foi realizado o experimento científico
Se você ouvisse por aí que correr na chuva molha muito mais do que andar, provavelmente não acreditaria de primeira. Afinal, o senso comum nos faz pensar o contrário: quanto mais rápido, menos molhado. Mas o programa MythBusters decidiu testar essa ideia com um experimento científico para comprovar a veracidade dessa informação.
Para isso, os apresentadores vestiram macacões especiais e realizaram dois testes dentro de um estúdio que simulava uma tempestade artificial. No primeiro, eles atravessaram uma determinada distância andando. No segundo, percorreram o mesmo trajeto correndo.
Ao final de cada teste, os macacões foram pesados para medir a quantidade de água absorvida. O macacão seco pesava 757 gramas. Veja as diferenças notadas:
- No primeiro teste, após andar na chuva, o macacão pesou 785 gramas: absorveu cerca de 28 gramas de água.
- Já no segundo teste, após correr na chuva, o novo macacão pesou 798 gramas: absorveu 41 gramas de água.
Ou seja, mesmo percorrendo o mesmo caminho, quem correu acabou se molhando mais: uma diferença de 13 gramas de água a mais. Então correr na chuva molha mais do que andar? Segundo o experimento do MythBusters, sim, correr na chuva molha mais do que andar.
@g1 👀☔️ #TBT - Olha a chuva! Quem aí se lembra desse teste dos ‘Caçadores de Mitos’ no #Fantástico em 2006? Nos últimos dias, viralizaram alguns vídeos com pessoas dizendo que até hoje não correm na chuva porque assistiram a esse quadro no programa 🚶. Na época, Adam Savage e Jamie Hyneman andaram e depois correrram na chuva para saber em qual situação eles se molharam mais. Para a surpresa de muitos, os testes mostraram que andar na chuva é a melhor opção pra quem não quer chegar encharcado em casa. Leia mais no #g1. #chuva #caçadoresdemito #fantástico #tiktoknoticias ♬ som original - g1
Ver 0 Comentários