À noite, quando tudo parece silencioso e tranquilo, a sua casa pode estar tentando falar com você em tom de alerta sem que você nem perceba. Rangidos, batidas, estalos e outros ruídos que surgem durante a noite não são apenas sons da madrugada ou fruto da sua imaginação. Muitos deles podem ser sinais de problemas sérios, capazes de comprometer a estrutura do imóvel ou colocar a sua segurança em risco. Pelo bem da sua casa, vale a pena prestar atenção no que esses barulhos têm a dizer.
Veja por que não se pode ignorar barulhos à noite”
De madrugada, deitado no conforto da cama, pode parecer um sacrifício levantar para conferir barulhos estranhos pela casa. Porém, ignorar ruídos estranhos é como virar as costas para um aviso importante. Isso porque esses sons podem indicar desde problemas simples, que se resolvem com manutenção, até situações perigosas, como curtos-circuitos, vazamentos ou pragas. Por isso, é importante checar os ruídos, pois quanto antes o problema for identificado, menores serão os gastos e os riscos.
Saiba identificar 5 barulhos que indicam perigo
Você pode nunca ter percebido, mas a sua casa dá pistas de que algo não vai bem. Essas pistas, muitas vezes, chegam aos ouvidos antes mesmo de aparecerem. Geralmente, são barulhos e ruídos que teimamos em ignorar, mas que indicam que algo não está certo. Para evitar problemas maiores, o primeiro passo é reconhecer o significado desses sons. Veja a seguir os principais indícios de que a sua casa está com problema:
- Água correndo sem torneiras abertas: se você ouve água correndo, mas todas as torneiras, chuveiros e eletrodomésticos estão desligados, pode ser sinal de vazamento na tubulação. Esse problema pode aumentar a conta de água, causar infiltrações e mofo. O ideal é chamar um encanador para verificar a origem antes que o dano se espalhe.
- Ar-condicionado com ruído estranho: zumbidos, batidas ou rangidos no funcionamento do ar-condicionado indicam que é hora de limpeza e revisão. Um aparelho sem manutenção consome mais energia e ainda pode espalhar sujeira no ar, prejudicando a saúde.
- Estalos ou passos no teto ou no piso: ruídos vindos do forro ou do chão, principalmente à noite, podem significar a presença de ratos, baratas ou outros insetos. Além do incômodo, eles trazem risco de doenças. O correto é chamar uma equipe para realizar a dedetização. No caso do piso, os estalos podem vir de tacos soltos ou peças desgastadas.
- Zunido ao acender luzes ou usar tomadas: um chiado ou estalo elétrico pode ser sinal de curto ou mau contato na fiação. Esse é um problema que precisa de atenção urgente, pois pode causar choques, queimar aparelhos e até causar incêndios.
- Fogão ou forno com pequenas explosões: quando o fogão ou o forno “engasgam” ou emitem estalos, o problema pode estar nos queimadores. Essa falha é perigosa porque pode gerar vazamento de gás e provocar incêndios.
Ver 0 Comentários