Tendências do dia

Pelo bem da sua casa, não deixe roupas na máquina por horas

Deixar peças de molho ou esquecidas na lavadora traz riscos para os tecidos e até para a saúde

maquina de lavar com roupas dentro
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

67 publicaciones de Laura Vieira

Você já deixou a roupa parada dentro da máquina por horas, achando que não teria problema? Embora pareça algo inofensivo, esse costume pode trazer problemas que você nem imagina. Além de afetar o cheiro das roupas, pode comprometer os tecidos e a própria lavadora e até sua saúde. Mas será que deixar de molho é tão ruim assim? Ou o problema está no tempo? Venha conferir!

Pode deixar as roupas de molho na máquina?

Apesar de ser perigoso deixar as roupas na máquina por horas, as roupas podem sim ser deixadas de molho. Essa é uma boa estratégia para tirar manchas difíceis, remover sujeiras pesadas e até odores das peças. Contudo, é preciso saber fazer isso do jeito certo. Um dos principais cuidados que se deve ter está no tempo de molho. Embora muitas máquinas ofereçam a função de deixar as peças de molho com duração programada, exagerar nesse tempo pode comprometer a qualidade do tecido e o resultado da lavagem. Por isso, é importante saber quanto tempo deixar cada tipo de roupa e, em hipótese alguma, ‘esquecer' as peças na máquina.

Por que não deixar as roupas na máquina por horas?

Terminar o ciclo de lavagem da roupa e deixá-las dentro da máquina por horas é um erro mais comum do que parece que pode trazer alguns problemas. Isso porque o ambiente úmido e fechado das máquinas favorece a proliferação de bactérias e mofo, além de provocar mau cheiro e possíveis manchas. Além disso, esse descuido também pode enfraquecer as fibras dos tecidos, causar desbotamento, rasgos e, com o tempo, danificar a lavadora. Veja quais são os principais riscos:

  • Crescimento de bactérias e mofo: umidade e calor formam o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos, como fungos e bactérias;
  • Mau cheiro: a proliferação desses microorganismos causam mau cheiro;
  • Danos aos tecidos: roupas úmidas por muito tempo ficam mais frágeis e propensas a danos;
  • Manchas: resíduos da lavagem podem se fixar novamente nas peças causando manchas;
  • Problemas para saúde: bactérias e fungos em roupas podem causar problemas de saúde, como alergias. Infecções cutâneas e respiratórias;
  • Danos à máquina: a umidade pode afetar peças da máquina, como borrachas e vedações.

Confira a forma correta de deixar as roupas de molho

O tempo ideal de molho depende muito do tipo de roupa, da sujeira e do tecido. No geral, o tempo de molho não deve ultrapassar algumas horas. Isso porque a exposição prolongada à água e ao sabão pode desgastar as fibras, provocar desbotamento e reduzir a durabilidade das peças.

Para roupas do dia a dia, como camisetas, toalhas e jeans, o ideal é deixar as peças de molho entre 30 minutos a 2 horas. Já peças muito sujas, como uniformes, roupas de trabalho ou com manchas de barro e gordura, podem ficar de molho por até 3 horas. Em tecidos delicados, como seda, lã e peças com bordados, o ideal é deixar a peça de molho por no máximo 1 hora, com sabão específico e sem alvejante.

Inicio