Se tem uma fruta que conquistou um lugar nas despensas nos últimos anos, é o abacate, graças ao seu sabor, versatilidade e excelentes propriedades nutritivas.
No entanto, sua conservação pode nos causar mais de uma dor de cabeça, já que é um alimento com tendência a estragar com relativa facilidade depois de aberto — algo muito comum, principalmente se consumido apenas metade por vez.
Por isso, muitos optam simplesmente por cobrir com o típico plástico transparente e guardar na geladeira. Mas não existe uma maneira melhor de conservá-lo?
Como armazenar corretamente o abacate
Existem vários truques mais eficazes do que embrulhar a metade restante em plástico para que ela mantenha o frescor na geladeira por mais tempo, como borrifar suco de limão, já que o ácido ajuda a retardar a oxidação. No entanto, essa opção altera o sabor do abacate, deixando um gosto amargo.
Felizmente, existe outra alternativa que não tem esse efeito colateral e que utiliza outro produto comum: o azeite de oliva. Basicamente, é só aplicar um pouco desse ouro líquido na superfície exposta do abacate, criando assim uma barreira natural que impede o contato com o oxigênio e preserva o frescor da fruta.
Podemos até optar por colocar metade do abacate com a parte aberta, embebida em óleo, voltada para baixo em um prato. Dessa forma, toda a superfície fica impregnada e protegida do contato direto com o ar.
Este truque não só é prático e simples de fazer, como também permite evitar o uso de plásticos, tornando-se uma opção mais sustentável e ecologicamente correta. Mais algum truque?
Congelar é uma boa opção
A preservação do abacate na geladeira ajuda a desacelerar a atividade da enzima polifenoloxidase, responsável por dar aquela aparência amarronzada assim que ele é exposto ao ar. Mas, se o congelarmos, podemos evitar esse processo de forma ainda mais eficaz.

Não perde sabor ou textura?
Em parte, sim — mas estudos são bastante claros ao indicar que mantê-lo na geladeira faz com que ele perca mais nutrientes do que ao ser mantido no congelador. De fato, o abacate é uma fruta que congela muito bem.
Embora seja verdade que o processo pode acentuar um pouco o sabor amargo, por ser uma fruta tão gordurosa. Principalmente se prestarmos atenção ao truque que nossos colegas do Trendencias compartilharam: prepará-lo em forma de purê antes, algo ideal se planejamos usá-lo depois para fazer guacamole.
Imagens | PxHere
Ver 0 Comentários