Tendências do dia

De onde vieram os livros Bobbie Goods?

Livors de colorir são febre para desestressar | Imagem: katemangostar (Freekpik)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

201 publicaciones de Igor Gomes

Os livros de colorir Bobbie Goods são o maior sucesso "literário" de 2025. Na lista parcial dos 10 livros mais vendidos da Publish News (site voltado para notícias do mercado editorial), eles ocupam as posições 1, 2, 4, e 5. Os títulos são parte de uma tendência maior de livros para colorir que vem desde antes da pandemia para desestressar. Mas por quê os Bobbie Goods se tornaram uma tendência tão grande agora?

Quem está por trás dos Bobbie Goods?

Os livros foram criados pela artista estadounidense Abbie "Bobbie" Goods. As ilustrações retratando animais fofinhos em situações calmas e relaxante foram publicadas pela primeira vez em 2021 e hoje já conta com mais quatro edições. Todos com os personagens fofinhos praticando atividades relaxantes como pintar, nadar, dormir, e outras. Em entrevista à CNN Brasil, a criadora conta que a ideia de fazer ilustrações para colorir surgiu a partir de um hábito dela. "Frequentemente, ilustrava pequenos momentos da minha própria vida. Com o tempo, percebi que esses desenhos do cotidiano transmitiam algo muito doce e cativante", explicou.

Hobbie viral

Como tudo na internet, os desenhos também evoluíram para posts virais nas redes sociais. Bobbie Goods que deram errado é uma tendência mais descontraída que surgiu a partir dos livros de colorir. Nela, os usuários postam desenhos que não ficaram exatamente como era planejado e que muitas vezes evoluíram para outra coisa a fim de evitar o desastre.

Outras pessoas, já começaram a levar a brincadeira a outro nível e começaram a usar técnicas de texturas para deixar as ilustrações ainda mais bonitas, algumas inclusive se assemelhando a quadros clássicos. Em entrevista ao G1, a coordenadora de Artes do Colégio Matriz Educação, Luiza Carrera aponta que os desenhos podem ser uma boa oportunidade de praticar algumas técnicas: "é interessante como as pessoas transformam um desenho 2D, teoricamente simples, em uma imagem composta com elementos que despertam sensações sensoriais intensas".

Inicio