Cada vez que você corta um abacate, joga fora algo valioso. Não, não estamos falando do caroço — embora ele também tenha seu valor e mereça um capítulo à parte —, mas sim da casca. Aquela pele mais ou menos rugosa e quase sempre esquecida é, na verdade, um tesouro doméstico e cosmético que você vinha desperdiçando sem saber.
Esse resíduo orgânico tem usos tão úteis quanto inesperados. Da jardinagem ao autocuidado, parece que esse verde da moda também é multitarefa. E não é exagero: a casca do abacate é capaz de competir com o seu esfoliante favorito.
Ela também pode ser usada como fertilizante caseiro. As cascas são ricas em potássio e outros nutrientes muito benéficos para as plantas, mas lembre-se: não devem ser colocadas diretamente nos vasos ou na terra. São perfeitas para fazer compostagem, pois tendem a se decompor com mais facilidade do que outros resíduos orgânicos. Para acelerar o processo, corte a casca em pedacinhos com uma tesoura e adicione à sua mistura habitual de compostagem.
Você também pode usar as metades das cascas inteiras, sem cortá-las, como pequenos sementeiros ricos em nutrientes para dar o primeiro impulso a mudas de ervas, hortaliças e outras plantas. Basta enchê-las com terra como se fossem mini vasos orgânicos e colocá-las em locais bem iluminados, mas sem sol direto, até chegar a hora de transplantar para vasos maiores ou para o jardim. Além disso, elas ainda decoram o ambiente ou a janela.
Para sua rotina de beleza e autocuidado
Mas nem tudo é terra e jardim. Você também pode usar as cascas como esfoliante corporal ou tratamento para mãos e pés. Sua textura áspera a torna uma ferramenta natural para deixar a pele mais macia. A casca pode ser triturada ou amassada para ser misturada com óleo de coco, abacate e/ou um pouco de mel — e pronto, você tem um spa econômico no chuveiro de casa. Para dar mais textura, experimente adicionar açúcar mascavo grosso ou sal grosso, ou uma mistura dos dois.
E ainda tem mais: a polpa que fica grudada na casca é rica em óleos e antioxidantes. Você pode raspá-la e preparar uma máscara facial nutritiva e caseira, perfeita para aqueles domingos de “cuido de mim porque eu mereço”. Sua pele vai agradecer — e seu bolso também.
E se isso já não bastasse, ela também serve para os cabelos. Quando fervida em água, a casca cria uma infusão que pode ser usada como enxágue capilar. Segundo os fãs da dica, ela deixa o cabelo mais forte e brilhante. Algo como um sérum natural com cheiro de smoothie.
Na próxima vez que preparar guacamole, pense duas vezes antes de jogar a casca fora. Você pode reciclá-la, cuidar de si e ainda sair por aí dizendo que é ecológica. Porque o que antes era lixo, agora é tendência de beleza e vida sustentável.
Imagem | Laker e Feyza Yıldırım
Este texto foi traduzido/adaptado do site Directo Al Paladar.
Ver 0 Comentários