O BitChat é o novo rival do WhatsApp que não requer acesso à internet e é um aplicativo do criador do Twitter

  • BitChat é um aplicativo de mensagens que funciona com base em Bluetooth.

  • É o novo aplicativo de Jack Dorsey, um dos pais da rede social Twitter.

Fundador do Twitter cria novo app para troca de mensagens sem precisa de conexão pela internet | Imagem: divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

189 publicaciones de Igor Gomes

Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter (a rede social agora conhecida como "X"), tem um novo aplicativo. Desta vez, é um aplicativo de mensagens descentralizado , pensado para ser uma alternativa focada na privacidade e segurança de seus usuários. Tanto que não requer internet para funcionar.

O aplicativo se chama BitChat e funciona via Bluetooth, sem a necessidade de conexão com a internet ou dados móveis. Aliás, o aplicativo nem exige uma conta de usuário para enviar mensagens, e todas as mensagens recebidas e enviadas são criptografadas e protegidas.

BitChat: Um aplicativo de mensagens privadas baseado em Bluetooth Low Energy

Dorsey afirma ser apaixonado por privacidade, liberdade de expressão e descentralização da internet. Aliás, o próprio Dorsey foi um dos idealizadores do lançamento da rede social Bluesky e atuou em seu conselho de administração até 2024. Este é apenas um de seus vários projetos baseados em plataformas descentralizadas.

Agora, Dorsey se aventurou em uma ideia bastante peculiar e interessante: um aplicativo de mensagens que funciona em redes mesh Bluetooth Low Energy (BLE). Isso, segundo Dorsey, permite que os usuários se comuniquem criptografadamente e enviem mensagens efêmeras sem depender de uma conexão com a internet .

Na verdade, a plataforma nem sequer solicita que os usuários criem uma conta ou informem seu número de telefone ou endereço de e-mail, permitindo que enviem mensagens com total privacidade. No entanto, é possível usar nomes de usuário, úteis para alertar o destinatário quando uma mensagem é enviada a ele em uma sala de bate-papo. As mensagens são armazenadas no dispositivo do usuário e apagadas quando ele sai do aplicativo.

Bitchat Imagem Jack Dorsey

Jack Dorsey quer seu próprio WhatsApp descentralizado que funcione via Bluetooth.

A ideia de usar uma rede mesh baseada em Bluetooth é muito interessante. Com esse método, ao enviar uma mensagem, o celular usa outros dispositivos próximos com BitChat para "saltar" entre eles até chegar ao destino. Os "saltos", no entanto, são limitados. Dessa forma, a rede ou mesh se expande por uma distância maior e, para manter a privacidade, as mensagens são armazenadas diretamente no dispositivo e excluídas automaticamente.

O aplicativo está disponível para os primeiros usuários em uma versão beta muito limitada. De fato, como revela o 9to5Mac, o BitChat só deu acesso a 10.000 usuários nesta fase inicial de testes. Por enquanto, está disponível apenas para iOS e macOS.

O BitChat chega em um momento em que muitos usuários priorizam a privacidade e a liberdade de comunicação. Embora o WhatsApp seja o aplicativo de mensagens mais usado no mundo e possua criptografia de ponta a ponta, suas mudanças recentes, como a introdução de anúncios de status, estão gerando críticas. Portanto, alternativas privadas e descentralizadas como o BitChat (ou o Signal, que já está disponível e é centralizado, mas enfatiza a privacidade do usuário) estão gerando muito interesse. No entanto, o maior desafio será sua adoção quando estiver disponível ao público em geral.

Inicio