Se a Liberty Media quer conquistar os fãs de motociclismo logo nos primeiros passos, a ideia que teve não poderia ser melhor. Ao que tudo indica, os novos donos da MotoGP estão preparando o terreno para trazer de volta as corridas de motos a Laguna Seca. Por enquanto, o papo é só sobre Superbikes.
A última corrida de Superbikes em Laguna Seca foi em 2019, enquanto a MotoGP não corre no lendário circuito de Monterey desde 2013. E não foi a pandemia que afastou o campeonato de lá, mas sim os graves problemas financeiros da pista, que impediam as reformas necessárias. Agora, com a chegada da Liberty Media, há uma luz no fim do túnel.
As Superbikes podem ser a porta de entrada para o retorno da MotoGP a Laguna Seca.
A Liberty Media pode chegar ao motociclismo com um belo trunfo nas mãos. Segundo o site Speedweek, há um plano em andamento para recuperar Laguna Seca para o motociclismo. Inicialmente, o foco está nas Superbikes, mas essa seria apenas uma fase de testes para viabilizar, no futuro, o retorno da MotoGP.
A última vez que um campeonato mundial passou por Laguna Seca foi em 2019, com as Superbikes. Desde então, o lendário circuito da Califórnia ficou de fora do calendário internacional, e não por causa da pandemia, mas sim por dificuldades financeiras que impediram as reformas necessárias.
Além disso, Laguna Seca chegou a acumular uma dívida de mais de 2 milhões de euros com a Dorna, referente ao valor cobrado para sediar os eventos.
Agora, com a Liberty Media no comando, há chance de deixar as rusgas para trás, negociar um novo acordo e tirar do papel o plano de retorno, ainda mais considerando que o circuito já passou por reformas após a mudança de gestão.

A MotoAmerica já corre em Laguna Seca desde 2023, e ninguém duvida que esse campeonato servirá de inspiração para as novidades que a Liberty Media deve trazer, inclusive com integrantes da competição americana integrando a equipe. A verdade é que, com a Liberty no comando, podemos esperar uma guinada estratégica em direção aos Estados Unidos, e Laguna Seca se encaixa perfeitamente nesse movimento.
Vale lembrar que, desde que a Liberty Media assumiu a Fórmula 1, o calendário passou a contar com três etapas nos EUA: Austin, Miami e Las Vegas. Já na MotoGP, atualmente só há uma corrida em solo americano, no Texas, e nenhuma na Superbike. Laguna Seca surge como o cenário ideal para ampliar essa presença, especialmente por ser um circuito icônico e querido pelo público.
Resta saber se a Liberty Media vai conseguir tirar do papel seu primeiro grande plano no motociclismo e trazer de volta as corridas a Laguna Seca, esse verdadeiro mito californiano.
Ver 0 Comentários