México está processando Google por mudança de nome no Golfo do México

Presidente do México afirma que Google já está sendo processado | Imagem: Reprodução
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

O alinhamento de grandes empresas da tecnologia a Donald Trump está começando a trazer efeitos negativos para elas. Desde o começo do seu segundo mandato, o atual presidente dos Estados Unidos vem falando que vai renomear o Golfo do México como Golfo da América. O que ninguém esperava era que o Google trocasse o nome da região no Google Maps. Enquanto no Brasil e no restante do mundo, o nome original continua o mesmo, nos Estados Unidos, o mapa online já foi rebatizado.

E a consequência não demorou a vir. A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, anunciou na última sexta-feira, 9/5, que está processando a gigante da tecnologia pela mudança. "O que dizemos é que o Google coloque ‘Golfo da América’ onde é ‘Golfo da América’, que é a parte que corresponde ao território dos Estados Unidos, e coloque Golfo do México na parte territorial que corresponde ao México e a Cuba”, afirmou.

Cláudia já havia pedido à empresa que o mapa voltasse ao normal anteriormente, mas não obteve resposta. Além do Google, a Apple também modificou seus mapas para refletir a fala de Trump.

Inicio