Tendências do dia

Duzentas pessoas pagaram para ver um show de drones em Valência, o problema é que o evento não existiu

O problema não é mais apenas que somos enganados, mas que levamos dias para descobrir quando participamos de um evento falso.

200 pessoas compraram ingressos para assistir o show de luzes, mas nem os produtores, nem a locação sabiam do evento | Imagem: Flock Drone Art e Northleg Official no Unsplash
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

254 publicaciones de Igor Gomes

Você compra ingressos online para um evento que viu anunciado nas redes sociais e, quando chega ao local e horário marcados, não encontra nada. É o que dezenas de pessoas em Valência, na Espanha, já vivenciaram, mas está acontecendo em diversas áreas, como acomodações no Booking.com e no Airbnb.

O que aconteceu?

De acordo com uma denúncia privada divulgada pela agência de notícias EFE, cerca de 200 pessoas foram à Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, no dia 15 de agosto, para assistir a um show de drones. Elas pagaram 17 euros por cada ingresso, um preço aparentemente razoável.

O problema? Embora a vítima que registrou a queixa tenha recebido notificações por SMS confirmando a compra de dois ingressos, ao chegar não havia nenhum festival ou evento de drones. Tudo foi resultado de um golpe online, segundo informações da polícia aos participantes. O pior é que os ingressos também foram vendidos para os dias 21, 22, 23, 29, 30 e 31.

A mídia

De acordo com a denúncia, o evento falso foi promovido no Instagram, o que aumentou seu alcance, apesar de o festival não constar em nenhum calendário público de eventos. De acordo com o Drone Show Festival, que organiza eventos gratuitos de drones, imagens e vídeos de seus shows foram usados para o golpe. Os participantes pensaram que era real, visto que empresas como a Flock Drone Art fazem isso.

O aviso não foi suficiente

Tanto o Drone Show Festival quanto a conta oficial da Cidade das Artes e Ciências enviaram mensagens em seus canais oficiais avisando que não estavam organizando um festival de drones no complexo. Fizeram isso na manhã e na tarde do dia 14 de junho, um dia e meio antes da data prevista para o evento falso. No entanto, isso não impediu que dezenas de pessoas se reunissem no dia 15 em meio a uma onda de calor.

Mais eventos falsos

O golpe dos drones não se limita a Valência. A publicação promocional também anunciou eventos em Sevilha, Barcelona, Madri e Bilbao. A União de Consumidores de Valência afirma que reportará o incidente ao Tribunal Nacional esta semana, bem como à Direção-Geral de Assuntos do Consumidor da Generalitat (Governo da Catalunha). A entidade apelou aos afetados e ofereceu-se para processar as reclamações relevantes gratuitamente.

Golpes online estão em ascensão

De acordo com o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE), mais de 97.000 ataques cibernéticos foram registrados em 2024 , 16% a mais que em 2023. O problema é que naquele ano eles já haviam crescido 24% em relação a 2022. Segundo a instituição, em 2023, três em cada dez incidentes foram fraudes online. Em 2024, elas já representavam mais de quatro em cada dez.

Das 38.000 ocorrências fraudulentas, o phishing continua sendo a técnica mais problemática, com 21.517 casos, e entre as tendências de consultas públicas por telefone ou WhatsApp, destaca-se o vishing, técnica utilizada por invasores para realizar ligações se passando por diversas entidades, como empresas de energia elétrica ou operadoras de telefonia.

Dos 38.000 incidentes fraudulentos, a maneira usual de nos protegermos de golpes, como evitar comprar em sites que não conhecemos, para casos como este envolvendo drones, onde tudo parecia correto no início, a recomendação é revisar cuidadosamente detalhes adicionais além daqueles oferecidos pelo vendedor.

Casas de shows, teatros ou locais de eventos como a Cidade das Artes costumam ter um calendário público listando todos os eventos oficialmente organizados. Uma rápida olhada na programação pode evitar uma grande dor de cabeça mais tarde. Se você já foi vítima de um golpe, é recomendável denunciar à polícia, ou ao Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon).

Inicio