É oficial: alguns cães são objetivamente mais inteligentes do que outros! Pelo menos, é isso que mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, que avaliou 1.002 cães de 13 raças diferentes em uma série de testes cognitivos e comportamentais:
- Compreensão de gestos humanos (como apontar)
- Controle inibitório (capacidade de resistir a um impulso)
- Resolução de problemas espaciais (contornar um obstáculo em forma de V)
- Comportamento diante de uma tarefa insolúvel (buscar ajuda humana ou persistir sozinho)
Os animais tinham entre 1 e 8 anos de idade: os mais velhos foram excluídos para evitar problemas relacionados ao declínio cognitivo com a idade. Os testes ocorreram entre março de 2016 e fevereiro de 2022. Os resultados foram publicados no final daquele ano.
Qual é a raça de cachorro mais inteligente?
O resultado deste estudo oferece um ranking das raças de cães mais inteligentes. Os donos de um Pastor Belga Malinois certamente ficarão felizes em saber que seu animal de estimação é considerado o mais inteligente da espécie! Durante as várias fases do teste, ele obteve 35 pontos dos 39 possíveis. "O Pastor Belga Malinois se destacou em muitas tarefas cognitivas, o que lhe permitiu obter uma pontuação muito alta na maioria dos testes", explicou a Dra. Katriina Tiira, autora principal do estudo, ao Telegraph.
Esse resultado pode ser uma surpresa, já que o Border Collie costuma ser considerado o cão mais inteligente. O estudo, na verdade, atribui a ele o segundo lugar, com 26 pontos em 39. Portanto, está atrás do Pastor Belga Malinois, mas ainda numa posição bastante honrosa. O terceiro lugar no pódio vai para o Hovawart, uma raça de cães muito antiga de origem alemã.
"Cada raça tem seus pontos fortes e fracos"
A classificação coloca o Cão de Água Espanhol em quarto lugar, enquanto o Labrador, frequentemente reconhecido por sua inteligência, ocupa o 9º lugar. O Golden Retriever é um dos que tiveram pior desempenho, ficando em 13º lugar.
Isso não significa que seu cão seja estúpido: os pesquisadores preferem contextualizar esses resultados, explicando que "a maioria das raças tem seus próprios pontos fortes e fracos". "Por exemplo, o Labrador Retriever é muito bom em entender gestos humanos, mas não em resolver problemas espaciais", diz Saara Junttila, coautora do estudo e pesquisadora de doutorado em cognição canina na Universidade de Helsinque. "Algumas raças, como o Pastor de Shetland, apresentaram resultados bastante consistentes em quase todos os testes, ou seja, seus desempenhos não foram nem muito altos nem muito baixos em nenhum dos experimentos."
Cada raça de cão tem seus pontos fortes e fracos. Um pouco como todo ser humano, em resumo...
Ver 0 Comentários