Na natureza, a letalidade nem sempre vem acompanhada de presas afiadas ou de um rugido. Alguns dos animais mais perigosos para os humanos são aqueles que parecem dóceis, inofensivos ou, no máximo, estranhos.
No mundo animal, a maioria dos predadores grandes (como leões e tubarões) evita ativamente confrontos conosco. O risco real, em muitos casos, reside em animais que não são predadores, mas que, quando provocados, assustados ou defendendo seu território, utilizam sua força maciça ou seu arsenal silencioso (doenças) de formas que resultam em ferimentos graves ou morte.
Confira 7 animais que enganam pela aparência, mas que estão entre os mais perigosos para o ser humano:
1 - Alce e cervídeos grandes
O alce é o maior membro da família dos cervos, podendo pesar mais de 590 kg e medir mais de 2 metros de altura até os ombros. Apesar de parecer um gigante pacífico, o alce está entre os animais selvagens que mais causam ferimentos graves (e mortes) em humanos na América do Norte.
Diferente de ursos, que geralmente atacam para se alimentar, o alce ataca puramente por defesa, especialmente quando se sente ameaçado ou quando uma fêmea está protegendo seus filhotes. Seu método de ataque é brutal: ele usa seus cascos enormes e seu peso para pisotear e esmagar o agressor.
2 - Gado (vacas, touros e bois)
Vacas | Fonte: Getty Images
Pode parecer inacreditável, mas o gado doméstico é responsável por mais mortes anuais do que a maioria dos animais selvagens no mundo ocidental. Touros, vacas e até bois são animais de grande porte com uma força descomunal.
Ataques de touros (que são notoriamente territoriais e agressivos) e de vacas (especialmente quando protegem um bezerro) são comuns em ambientes rurais. Eles usam chifres e cabeçadas, e o simples ato de pisotear ou empurrar com a força do corpo pode causar fraturas múltiplas e lesões internas fatais.
3 - Porcos
Porco | Fonte: Getty Images
Seja o porco selvagem (javali), com suas presas afiadas, ou grandes porcos domesticados, o animal é surpreendentemente rápido, forte e impulsivo.
O javali é notoriamente perigoso. Quando acuado, atacam de forma brutal usando as presas inferiores para causar lacerações profundas, sendo capazes de matar. Porcos de grande porte em cativeiro também já foram registrados atacando e matando seus tratadores em fazendas, muitas vezes por estresse, proteção de filhotes ou por serem subestimados em sua força.
4 - Carneiros e bodes selvagens
Bode | Fonte: Getty Images
Embora pareçam mansos, carneiros e bodes selvagens utilizam o coice e a cabeçada como principal ferramenta de defesa e ataque. Esses animais possuem crânios incrivelmente densos e chifres projetados para absorver grandes impactos.
O perigo para o humano não reside em serem "devorados", mas no trauma de força brusca. Uma cabeçada de um bode selvagem pode facilmente causar concussão, fraturas cranianas ou, em ambientes montanhosos, derrubar uma pessoa de grandes alturas, levando à morte por queda.
Ameaças invisíveis: doenças e veneno
Abaixo estão dois bônus que, embora pequenos na aparência, são estatisticamente os mais perigosos para a saúde humana:
6 - Abelhas e vespas
Abelhas | Fonte: Getty Images
Abelhas e vespas causam centenas de mortes todos os anos. Embora as reações alérgicas sejam a causa mais conhecida, o maior perigo para a população em geral é o envenenamento sistêmico (ou toxicidade) causado por ataques de enxames numerosos, especialmente de abelhas africanizadas.
Quando um indivíduo recebe centenas ou milhares de picadas (há relatos de até 2.000), o volume de veneno injetado no corpo pode levar a insuficiência renal, necrose muscular e parada cardíaca, mesmo em pessoas que não são alérgicas.
7- Mosquitos
Mosquito | Fonte: Getty Images
O mosquito é universalmente considerado o animal mais perigoso do planeta. Sua ameaça não está em seu tamanho ou veneno, mas em sua capacidade de ser um vetor eficiente de doenças mortais.
Ele é responsável pela transmissão da malária, dengue, zika, febre amarela e chikungunya, doenças que matam milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.
Tatus e capivaras são problemáticos
Capivara | Fonte: Getty Images
O perigo da transmissão de doenças Animais que parecem inofensivos em seu habitat natural podem carregar vetores ou bactérias que são letais para os humanos:
Capivaras: o maior roedor do mundo, a capivara, é o principal hospedeiro do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o vetor da temida Febre Maculosa Brasileira (FMB). Essa doença bacteriana é aguda, febril e possui alta taxa de mortalidade se o tratamento não for iniciado rapidamente.
Tatus: estudos no Brasil (especialmente na região amazônica) e nos EUA confirmaram que o tatu é um hospedeiro natural da bactéria Mycobacterium leprae, a causadora da Hanseníase (também conhecida como lepra). A transmissão para humanos ocorre principalmente através do contato com o animal, como no manuseio ou consumo de sua carne.
Ver 0 Comentários