Caminhar é ótimo após os 60, mas esse exercício trabalha o corpo inteiro: ele protege o coração, fortalece músculos, melhora o humor e ainda preserva a função cognitiva

Especialistas indicam uma atividade que vai além da caminhada e traz benefícios para o corpo e mente após os 60

Idosos caminhando ao ar livre. Créditos: FG Trade/GettyImages
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

248 publicaciones de Laura Vieira

A prática de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a vida de todos, especialmente na terceira idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, manter o corpo ativo pode ajudar a recuperar a autonomia, promover o bem-estar e garantir uma vida mais saudável e equilibrada. Entre as atividades mais queridas pelos idosos está a caminhada. No entanto, há um outro exercício que pode trazer ainda mais benefícios a eles por trabalhar o corpo de forma mais completa e ainda cuidar da mente. A seguir, entenda qual é esse esporte e por que ele é indicado depois dos 60.

O melhor esporte para idosos não é a caminhada, mas a natação

Existem várias atividades físicas indicadas para a terceira idade, como musculação, alongamento e pilates. Mas dentre elas, existe um esporte que se destaca como uma das mais completas para quem passou dos 60 anos: a natação. Por ser realizada inteiramente na água, ela reduz significativamente o impacto nas articulações, o que é ideal para quem sofre com artrose, artrite e dores nos joelhos, tornozelos e quadris, problemas comuns nessa faixa etária.

Diferente de outras atividades físicas mais pesadas, como a corrida ou a musculação, na natação, a resistência natural da água exige esforço equilibrado do corpo, fortalecendo braços, pernas e abdômen de forma uniforme. Além disso, a flutuação ajuda nos movimentos, evitando quedas e lesões. Confira 5 benefícios da natação para idosos:

  • Fortalece a musculatura: o corpo inteiro trabalha ao mesmo tempo, aumentando força e resistência;
  • Melhora a saúde do coração: o esforço dentro da água estimula o sistema cardiorrespiratório e ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio: isso permite prevenir quedas e manter a mobilidade;
  • Reduz o estresse e melhora o humor: o contato com a água e os movimentos rítmicos estimulam a liberação de endorfinas, promovendo sensação de leveza e bem-estar;
  • Estimula o cérebro: a necessidade de coordenação e concentração na atividade ajuda a preservar a função cognitiva e a memória.

Natação e hidroginástica para idosos: entenda qual é a diferença

Embora ambas as atividades sejam realizadas na água, natação e hidroginástica têm objetivos e intensidades diferentes entre si. Enquanto a natação é uma atividade mais dinâmica, que envolve se deslocar na água e trabalhar a força, coordenação e resistência,  a hidroginástica é composta por exercícios localizados e rítmicos feitos em grupo, geralmente com o apoio de materiais como flutuadores e halteres.

Sendo assim, a hidroginástica é uma ótima opção para quem busca movimentar o corpo de uma forma mais controlada, além de estimular a sociabilidade, já que costuma ser feita em aulas coletivas. Ela ajuda a aliviar tensões, melhorar a circulação e fortalecer o sistema imunológico. Por outro lado, a natação estimula mais o condicionamento físico geral e a capacidade cardiorrespiratória. Ambas, no entanto, são excelentes atividades para esse grupo pois melhora a saúde, socialização e sensação de bem-estar. 


Inicio