Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) afirmou que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham em ter um imóvel próprio na terceira idade.
A partir de entrevistas com pessoas de diferentes idades da classe média urbana, a pesquisa constatou que jovens não descartam a ideia de ter seu próprio lar, dizendo que o aluguel é apenas uma medida temporária. Além disso, aqueles que atualmente alugam um espaço sonham em comprar um imóvel.
“Embora o aluguel tenha ganhado espaço nos centros urbanos, 90% dos entrevistados afirmaram desejar a casa própria na terceira idade. Para a maioria, o aluguel é uma solução temporária diante das dificuldades econômicas, e não uma escolha definitiva de estilo de vida”, afirmou o urbanista Rafael Kalinoski, doutor e pesquisador da PUCPR, um dos responsáveis pelo estudo.
Além disso, há uma certa preferência pelo tipo de moradia, com 75% dos jovens da Geração Z e 58,1% da Geração Y preferindo casas, enquanto mais velhos da geração Boomer prefere apartamentos.
Capa da matéria: Getty Images/Catherine Delahaye
Ver 0 Comentários