Lar doce lar: 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com casa própria e consideram aluguel como "medida temporária"

Pesquisa também aponta que geração Y e Z prefere morar em casas, enquanto a geração X e Boomers prefere apartamentos

Getty Images/Catherine Delahaye
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

37 publicaciones de Bárbara Castro

Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) afirmou que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham em ter um imóvel próprio na terceira idade. 

A partir de entrevistas com pessoas de diferentes idades da classe média urbana, a pesquisa constatou que jovens não descartam a ideia de ter seu próprio lar, dizendo que o aluguel é apenas uma medida temporária. Além disso, aqueles que atualmente alugam um espaço sonham em comprar um imóvel.

“Embora o aluguel tenha ganhado espaço nos centros urbanos, 90% dos entrevistados afirmaram desejar a casa própria na terceira idade. Para a maioria, o aluguel é uma solução temporária diante das dificuldades econômicas, e não uma escolha definitiva de estilo de vida”, afirmou o urbanista Rafael Kalinoski, doutor e pesquisador da PUCPR, um dos responsáveis pelo estudo.

Além disso, há uma certa preferência pelo tipo de moradia, com 75% dos jovens da Geração Z e 58,1% da Geração Y preferindo casas, enquanto mais velhos da geração Boomer prefere apartamentos. 

Capa da matéria: Getty Images/Catherine Delahaye

Inicio