Ter um domínio @hotmail.com no e-mail é sinônimo de ter crescido entre os anos 90 e 2000. Este protocolo, ainda em vigor apesar de não aceitar mais novas contas, nasceu da mente de dois engenheiros da Apple dos anos 90: Sabeer Bhatia e Jack Smith.
Foi o primeiro quem teve a ideia original enquanto trabalhava nos circuitos complexos dos Macs PowerPC. A ideia era nada menos que criar o Hotmail e revolucionar o e-mail, embora eles não soubessem disso de disso de imediato. Nem que a Microsoft o tornaria milionário.
Jovem indiano que desembarcou nos Estados Unidos graças a bolsa de estudos
No penúltimo dia de 1968, 30 de dezembro, Sabeer Bhatia nasceu em Chandigarh, uma das maiores cidades do norte da Índia. Mas ele não ficaria muito tempo naquele lugar, já que ainda muito jovem se mudou com a família para Bangalore, no sul do país.
Aqueles que conheceram Bhatia na infância relataram que ele já demonstrava grande interesse pelo setor de TI, então pouco explorado. Não apenas era entusiasmado, como também conseguiu traduzir esse entusiasmo em seus estudos, a ponto de, em 1988, receber uma bolsa de estudos para o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), uma das instituições mais importantes da época.
Assim, Sabeer Bhatia fez as malas e partiu para os Estados Unidos para se formar em Ciências. Após concluir sua bolsa de estudos no instituto californiano, ele continuou seus estudos, desta vez se especializando em Engenharia Elétrica, área na qual obteve seu diploma em 1993 pela Universidade Stanford, também na Califórnia. Foi após a conclusão desses estudos que ele iniciou uma carreira que o levaria ao sucesso profissional e financeiro.
Apple como primeiro estágio
John Sculley (à esquerda) estava deixando o cargo de CEO da Apple e Michael Spindler (à direita) assumia o posto
Uma bolsa de estudos na Califórnia permitiu que Sabeer Bhatia iniciasse e concluísse seus estudos avançados no coração do Vale do Silício, que já na década de 90 se orgulhava de ser o epicentro da tecnologia não apenas localmente, mas também globalmente. E tudo graças a empresas como a Apple.
Bhatia acabou na Apple logo após se formar em engenharia em 1993, com apenas 25 anos. Lá, ele se juntou ao departamento de hardware para, entre outras coisas, realizar a árdua tarefa de desenvolver os circuitos elétricos do PowerPC, as CPUs que os computadores Apple da época logo começariam a usar e que, no final, se tornariam o cérebro dos Macs por uma década.
Pouco se sabe sobre o período de Sabeer Bhatia na Apple, mas seu trabalho não parece ter um destaque particular. Na época, a Apple estava entrando em sua década mais sombria: Steve Jobs havia sido demitido oito anos antes e o então CEO, John Sculley, também deixaria a empresa em 1993, mesmo ano em que Bhatia ingressou.
Michael Spindler foi quem sucedeu Sculley como CEO da Apple e, embora tenha sido relegado ao cargo devido ao fracasso, antes disso, Bhatia já havia decidido deixar a Apple. Sua grande contribuição para a história estava diante dele e, curiosamente, tinha mais a ver com software do que com o hardware que ele tanto estudara e ao qual dedicava seus dias na Apple.
De uma mente voltada para o hardware, surgiu uma grande ideia de software
Todos nós temos ideias, mas a verdade é que apenas alguns têm ideias que realmente se tornam tão brilhantes a ponto de mudar uma indústria. Bhatia pertencia a esse segundo grupo, mas não estava sozinho.
Em 1995, juntamente com Jack Smith, com quem trabalhava na Apple, ele idealizou um serviço de e-mail baseado em navegador web, gratuito e acessível a todos. Eles conceberam o Hotmail, embora ainda levasse um pouco mais de tempo para dar-lhe forma e nome.
Entre o final de 1995 e o início de 1996, ambos deixaram a Apple para fundar o Hotmail. Bhatia e Smith assumiram os cargos de diretor e diretor de tecnologia, respectivamente. Após vários meses de desenvolvimento, em 4 de julho de 1996, lançaram o Hotmail ao público. Não a empresa, mas o serviço de e-mail.
Microsoft compra Hotmail e o resto é história
Jack Smith foi o grande parceiro de Sabeer Bhatia na criação do Hotmail
Ao contrário do que acontecia com o e-mail na época, que exigia associar cada conta a um computador, o Hotmail começou com uma clara vantagem. Ele permitia o acesso ao e-mail de um site em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de estar sempre no mesmo computador.
Essa ideia brilhante acabou se materializando em um sucesso estrondoso quando, um ano e meio após o seu lançamento, em dezembro de 1997, a rede Hotmail já contava com oito milhões e meio de usuários. E isso não era nada comparado ao que estava por vir.
Diante de tamanho sucesso, a Microsoft bateu à porta de Bhatia e Smith naquele mesmo mês de dezembro: eles queriam o Hotmail. Não se sabe quanto tempo essas negociações duraram e quais possíveis conflitos enfrentaram, mas é certo que não duraram muito. No último dia daquele mês (e também em 1997), a compra do Hotmail pela Microsoft foi oficializada, por 400 milhões de dólares. Hoje, pela inflação, isso equivaleria a mais que o dobro (quase 900 milhões de dólares, cerca de R$ 4,8 bi).
Aproveitando a boa tendência de crescimento e já estando sob o guarda-chuva da Microsoft, o Hotmail teve uma ascensão meteórica, conquistando quase 4 milhões de novos usuários por mês.
O que Sabeer Bhatia fez depois de vender o Hotmail?
Bhatia simplesmente pegou o dinheiro e saiu. Não que ele tivesse que fugir da Microsoft, e nem sabemos se lhe ofereceram algum cargo. O fato é que seu papel como CEO não fazia mais sentido no Hotmail, já que a empresa havia sido absorvida pela multinacional então dirigida por Bill Gates.
Sabeer Bhatia continuou sua trajetória de investimentos. Em sua carreira profissional após o Hotmail, ocupou cargos de consultor e também liderou algumas empresas, como a Sabse Technologies. Talvez o exemplo mais lembrado seja o Arzoo, um site que prometia revolucionar as compras online e que, ao contrário do Hotmail, acabou sendo apenas mais um fiasco da bolha da internet.
É claro que, além do dinheiro que recebeu com a venda da Microsoft, Bhatia recebeu inúmeros reconhecimentos, como o de empreendedor do ano em 1997 e o de uma das "Pessoas para Ficar de Olho" em 2002, reconhecimento concedido pela revista Time a empreendedores como ele que "devem ser acompanhados de perto" devido à alta expectativa de sucesso que geram em seus projetos. No entanto, e sem diminuir em nada seus méritos na era Hotmail, a verdade é que Sabeer Bhatia não chegou nem perto de alcançar um sucesso desse porte.
Ver 0 Comentários