LineageOS 23 leva Android 16 a onda de celulares abandonados, com mais dificuldades do que nunca e obstáculo do Google no caminho

  • Sistema expande suporte para mais dispositivos, mas desenvolvimento se torna mais difícil devido aos novos obstáculos impostos pelo Google.

  • Apesar de tudo, ele permanece como a base da "resistência" por um Android livre.

Imagem | Composição usando imagens do LineageOS e geradas pelo Nano Banana
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1018 publicaciones de PH Mota

Há um sentimento de traição percorrendo a comunidade veterana do Android. O motivo é a estratégia do Google, que vem fechando um sistema que nasceu completamente de código aberto: o desenvolvimento do AOSP (o código-fonte do Android) agora é mais privado, e a liberação do código-fonte sofre atrasos que não ocorriam antes. Enquanto muitos sentem que "a alma do Android desapareceu", a comunidade está reagindo. E o maior símbolo dessa resistência ao código aberto acaba de ser atualizado.

ROM alternativa /e/ OS da Murena, baseada na popular LineageOS ROM alternativa /e/ OS da Murena, baseada na popular LineageOS

Salvação para um celular abandonado

O ciclo de vida de um smartphone Android geralmente não é tão longo quanto o de seus concorrentes, embora isso esteja mudando ultimamente. Dessa premissa surgiram alternativas como a LineageOS, que é, na verdade, a sucessora espiritual da lendária CyanogenMod. Para muitos usuários, é a única maneira de ter a versão mais recente do sistema operacional do Google e prolongar a vida útil de seus dispositivos.

A equipe do LineageOS anunciou um novo lote de dispositivos que receberão suporte oficial para o LineageOS 23, sua versão baseada no Android 16. Esta atualização não só traz os novos recursos do Android 16, como também melhorias próprias, por exemplo, o "Catapult" e o "Aperture 2.0".

O primeiro é um novo launcher para Android TV com um objetivo claro: substituir a interface do Google TV por uma interface limpa, rápida e sem anúncios. O Aperture, por sua vez, é o aplicativo de câmera da ROM, agora reescrito do zero com suporte para Ultra HDR e captura em RAW.

Google mudou regras

A equipe do LineageOS confirmou em seu blog oficial que este foi um lançamento complexo. O desenvolvimento mais fechado do AOSP e a falta de transparência do Google na publicação do código do Pixel tornaram os celulares Android menos amigáveis ​​ao usuário em comparação com os que usam outros sistemas. Apesar das diferenças com a linha Nexus, agora extinta, os celulares Pixel eram a referência para o desenvolvimento de código aberto. Isso acabou.

A mudança de estratégia resultou em atrasos no código do Android 16: o Google lançou o Android 16 QPR1 para dispositivos Pixel (a primeira atualização trimestral), mas nunca publicou o código-fonte no AOSP. Portanto, o LineageOS foi forçado a lançar sua versão 23.0 com base na versão inicial do Android 16. Na prática, os usuários da ROM não estão recebendo nenhuma atualização importante, como o redesign Material 3 Expressive.

Há também incerteza em relação à segurança. O Google mudou a forma como lança patches de segurança do sistema. Eles não são mais mensais e abrangentes; a maioria das correções agora é trimestral. A equipe por trás do LineageOS alerta que isso significa que os níveis de patches de segurança da ROM podem inevitavelmente sofrer atrasos.

Base da "resistência" do Android sem o Google

Apesar de todas essas dificuldades, o LineageOS continua sendo um dos pilares da comunidade "desgoogleada". Não se trata apenas de uma visão alternativa para o usuário final; seu código AOSP serve como base para projetos de privacidade como o popular GrapheneOS ou o europeu /e/OS. Manter o LineageOS vivo é manter viva a possibilidade de um Android sem o Google em um ecossistema cada vez mais controlado.

O mais recente lote de dispositivos com suporte oficial para o LineageOS 23 concentra-se, curiosamente, nos principais celulares do Google e nos principais modelos da OnePlus e da Xiaomi. Alguns deles incluem as séries Pixel 6, 7, 8 e 9, o OnePlus 13 e o Redmi Note 9 Pro 5G. Eles se juntam à longa lista de dispositivos lançados quando o LineageOS 23 foi lançado há apenas algumas semanas.

Imagem da capa | Composição usando imagens do LineageOS e geradas pelo Nano Banana

Inicio