Se você usa Waze ou Google Maps para avisar sobre radares, tem o dobro de chances de receber uma multa

A culpa é da falsa sensação de segurança

Apps de GPS dão falsa sensação de segurança / Imagem: DGT e captura de tela com Mockuphone
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1074 publicaciones de Victor Bianchin

O uso de aplicativos como Waze, Google Maps ou Mapas (Apple) facilita nossa vida ao volante: eles ajudam a chegar do ponto de origem ao destino escolhendo a rota mais conveniente, sem se perder, evitando engarrafamentos e até economizando combustível. E isso sem falar em outra utilidade: evitar multas.

Esses apps costumam incluir um velocímetro que nos ajuda a saber a qualquer momento a que velocidade estamos, e como ela se sobrepõe ao limite da via, garantindo que não o ultrapassemos. E, se ultrapassarmos, a maioria avisa sobre radares para que possamos tirar o pé do acelerador naquele momento exato.

Embora isso seja meio que enganar a si mesmo, já que continuaremos acima do limite legal e, portanto, a uma velocidade menos segura, ao menos podemos pensar que conseguimos evitar multas por excesso de velocidade. Pois, na verdade é o contrário.

Apps de aviso de radares dão falsa sensação de segurança

O site holandês de comparação de seguros Independer lançou um estudo que é um choque para quem quer evitar multas: 41% das pessoas que usam apps de radares de trânsito receberam pelo menos uma multa no ano passado. A porcentagem cai para 19% entre quem não usou essas aplicações. Em poucas palavras: você tem mais do dobro de chances de ser multado se usar um app como Waze ou Google Maps.

Seria lógico pensar que usar apps que nos distraem aumenta as chances de receber uma multa, já que as distrações estão no centro das atenções da DGT (Direção-Geral de Trânsito da Espanha). Mas não é só isso: o motivo principal está na falsa sensação de segurança.

Como explica o especialista em seguros da Independer, Michel Ypma, depender dessas notificações e avisos pode fazer você dirigir mais rápido quando não recebe alertas, porque, claro, pensa que não há radares. No entanto, “isso aumenta o risco de multas, especialmente se os avisos chegam tarde demais ou se você acredita erroneamente que não há fiscalização. É melhor moderar a velocidade por segurança, não só para evitar multas”.

Embora a pesquisa tenha sido realizada com a participação de motoristas holandeses, os resultados podem ser extrapolados para outras localidades. Afinal, a chave de tudo é que nos tornamos confiantes demais, deixando boa parte da orientação ou da percepção de controles e perigos para os aplicativos, o que reduz nossa capacidade de concentração e estado de alerta. Como consequência, acabamos acelerando mais.

Imagem| DGT e captura de tela com Mockuphone

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio