Tendências do dia

Roubaram a BMW R 1250 GS deste homem e ele a recuperou junto com outras 25 motos; salvação foi um rastreador GPS

Imagens | Police
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

787 publicaciones de PH Mota

Uma BMW R1250 GS roubada no Reino Unido desferiu um dos golpes mais contundentes contra o roubo organizado de motocicletas no país. Graças a um GPS discreto, simples (e até relativamente barato), mas implacável, a polícia encontrou um contêiner prestes a zarpar com 25 motocicletas roubadas dentro.

A moral da história é clara: um GPS escondido na sua motocicleta pode salvá-lo de uma situação que você nem imagina. Porque perder uma moto roubada de 20 mil euros é um verdadeiro suplício.

O preço desses dispositivos costuma variar entre 100 e 200 euros.

A história começa como tantas outras: uma moto desaparece da rua. Mas, desta vez, ela tinha instalado um dos sistemas de rastreamento por radiofrequência da BikeTrac. O sinal guiou os agentes de Londres até um parque industrial em Essex e, de lá, até as docas de Tilbury, um dos principais pontos de saída marítima do país.

E assim, é como se um dispositivo de cerca de 200 euros (não importa a marca, não é propaganda) pudesse salvá-lo de um grande problema.

É verdade que a localização não era fácil. O contêiner estava em movimento. E acessá-lo em uma área de segurança máxima como Tilbury exigia provas irrefutáveis. Os sinais de radiofrequência, impossíveis de bloquear, fizeram o resto.

Original

O que a polícia encontrou ao abrir a caixa superou todas as expectativas: "Quando abrimos a porta do contêiner, a primeira coisa que vimos foram motocicletas por toda parte e vários carros", diz Bill Taylor, porta-voz da BikeTrac. "Mas assim que começaram a descarregar, a primeira motocicleta apareceu... Depois outra, e mais outra. Havia até motocicletas penduradas no teto do contêiner." Eram 25.

Vinte motocicletas roubadas em um único contêiner. E ainda havia mais. A descoberta inicial levou a outro local previamente investigado, em uma operação conjunta com a Polícia de West Midlands. Lá, encontraram mais cinco motocicletas, elevando o total recuperado para 25 unidades. Todas haviam sido roubadas nos últimos três meses em áreas como Londres, Essex, Sussex, Dorset e Cambridgeshire.

Original

Taylor resume sem rodeios: "Em 15 anos de trabalho na área, nunca vimos nada parecido. A quantidade de motocicletas, seu valor, como estavam escondidas e prontas para deixar o país... Foi impressionante." E tudo graças a um dispositivo.

A BikeTrac agradece às autoridades pela confiança em uma tecnologia que se provou decisiva mais uma vez: "Tudo isso foi possível graças a uma única unidade ativa. Uma única moto que puxou o fio. Só por isso, já valeu a pena."

Como esses dispositivos funcionam para sua moto?

Então, a grande questão é: o que eles fazem? Como funcionam para proteger sua moto? Rastreadores antirroubo para motocicletas geralmente combinam posicionamento por GPS com tecnologia de radiofrequência. O GPS permite acompanhar a rota do veículo em tempo real, enquanto a radiofrequência é útil para localizá-lo com precisão em locais fechados ou protegidos, como garagens, armazéns ou contêineres de metal, onde os sinais de satélite podem ser perdidos ou bloqueados. Como neste caso, exatamente.

Esses dispositivos também podem detectar movimentos suspeitos e enviar alertas ao proprietário ou a uma central de vigilância. Em caso de roubo, essas informações são compartilhadas com as autoridades, permitindo uma ação rápida e aumentando as chances de recuperação. Sua eficácia tem levado ao seu uso cada vez mais frequente como ferramenta de dissuasão contra roubos organizados.

Imagens | Police

Inicio