Cansada das pessoas esquecendo de carregar as baterias de seus carros híbridos, a Toyota inventou um app para lembrá-las disso 

Pesquisadores descobriram que intervenções simples e específicas podem influenciar significativamente as ações das pessoas

Chargemind / Imagem: Toyota
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1175 publicaciones de Victor Bianchin

Ter um veículo equipado com baterias que permitem rodar no modo elétrico e preferir usar o motor de combustão por esquecer de recarregar habitualmente é, de fato, absurdo. E esse é o problema: as marcas desenvolveram a tecnologia para reduzir emissões e consumo, mas as pessoas não a utilizam. Para mudar isso, a Toyota criou um aplicativo que facilita a tarefa para os mais preguiçosos e avisa: “Recarregue a bateria de uma vez; há um carregador neste ponto”.

Por trás do app ChargeMinder, há um grupo de pesquisadores em ciências do comportamento. Eles descobriram que intervenções simples e específicas podem influenciar significativamente as decisões e ações das pessoas. Essas pequenas intervenções se baseiam em lembretes e mensagens motivacionais que aparecem no celular para incentivar o proprietário a recarregar seu PHEV.

Segundo a Toyota, o aplicativo integra mais de uma dúzia dessas intervenções baseadas em descobertas da pesquisa em ciências do comportamento. Esses lembretes, voltados à mudança no comportamento de recarga, acontecem por meio de notificações push no celular.

Uma das funções de intervenção do ChargeMinder são os “Lembretes de Recarga Bem a Tempo”. Diversas pesquisas demonstraram que orientações no momento da decisão são até 50% mais eficazes para modificar comportamentos, em comparação com outros momentos.

A plataforma ChargeMinder também pode capturar e acessar dados dos usuários de diversas fontes, como a telemetria do veículo, interações com o aplicativo e locais de recarga. A marca garante que isso ocorre de forma “anônima e segura”, mas sabemos bem que, no mundo do Big Data, esses dados são ouro puro.

Gráfico: Toyota Gráfico: Toyota

Para verificar se o aplicativo estava cumprindo seu objetivo, a Toyota mediu o impacto do ChargeMinder nos hábitos de recarga em situações reais em dois testes piloto públicos: um nos EUA, focado na recarga de veículos híbridos plug-in, e outro no Japão, voltado à recarga diurna de veículos elétricos com energia solar. Estes foram os resultados:

  • Nos EUA, os motoristas de PHEV que receberam intervenções do ChargeMinder aumentaram a recarga em 10% em comparação a um grupo de controle que não recebeu as intervenções.
  • As intervenções elevaram a satisfação dos motoristas americanos de PHEV com seus veículos em 16 pontos percentuais, atingindo 100% de satisfação.
  • No Japão, onde o aplicativo foi adaptado para enfatizar a recarga durante as horas de pico solar, os motoristas de veículos elétricos mudaram seu comportamento em 59%, adicionando quase 30 minutos de recarga diurna por veículo.

“A tecnologia não é a única forma de reduzir as emissões; as decisões das pessoas também importam”, destaca a Dra. Gill Pratt, Cientista-Chefe da Toyota Motor Corporation e CEO do Instituto de Pesquisa da Toyota. E ela está completamente certa.

Imagem | Toyota, Peugeot

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.


Inicio