Novo jatinho particular de Jeff Bezos fez 28 viagens e bilionário já poluiu o mesmo que uma pessoa comum poluiria em 17 anos

  • O fundador da Amazon comprou um novo avião particular. Seu preço: 80 milhões de dólares

  • Está ativo há pouco mais de um mês e já emitiu a mesma quantidade de carbono que uma pessoa em 17 anos

Bezps
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

896 publicaciones de Victor Bianchin

Além de ser um inveterado colecionador de mansões, Jeff Bezos também demonstra um grande gosto por jatos particulares, acumulando uma pequena frota de três aeronaves. Agora, o milionário fundador da Amazon está substituindo um deles por um Gulfstream G700, o avião privado mais avançado do mercado.

De acordo com dados publicados no perfil do X de Jack Sweeney, o estudante universitário que rastreia os aviões particulares de Elon Musk e Taylor Swift por meio dos dados públicos de voo, Bezos estreou seu novo avião no dia 10 de julho de 2024.

O Gulfstream G700 de Jeff Bezos está avaliado em cerca de US$ 80 milhões e é anunciado como um dos carros-chefe da fabricante. Após nove meses de tramitação, o modelo foi certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) em março de 2024. A Qatar Airways foi a primeira a receber duas unidades do G700 para o serviço Qatar Executive. Já Elon Musk, que também encomendou um, ainda não retirou seu aparelho.

O Rolls-Royce dos céus

Não é errado dizer que o Gulfstream é o Rolls-Royce dos céus, levando em conta o luxo e o conforto a bordo. O avião é até mesmo equipado com motores Rolls-Royce Pearl 700, os quais concedem uma autonomia de voo de até 14.353 km, o que permitirá a Jeff Bezos viajar entre destinos tão distantes como Miami e Tóquio sem escalas.

O avião tem capacidade para 19 pessoas, distribuídas em cinco quartos e dois banheiros a bordo, permitindo personalizar a configuração da cabine para a instalação de camas ou áreas de relaxamento.

Segundo o portal JetSpy, o avião de Bezos recebeu na cauda a identificação N11AF e está registrado no domínio da operadora TVPX Aircraft Solutions, uma empresa de serviços. Dessa forma, seria possível manter a privacidade do verdadeiro proprietário da aeronave.

Segundo o Business Insider, apesar de tentar passar despercebido aproveitando um programa oferecido pela FAA, o qual fornece à aeronave um registro temporário, o G700 do milionário já está sendo monitorado por aí. Em meados de agosto, estava em Ibiza. Naquela mesma época, a imprensa da ilha espanhola flagrou o veleiro Koru, também propriedade do fundador da Amazon, navegando pelas águas da área.

39 dias e 28 voos

O que mais chama a atenção no novo avião particular de Jeff Bezos não são o preço e nem os equipamentos a bordo. Sem dúvida, o que mais tem gerado comentários é seu impacto em termos de emissões de carbono.

Em apenas 39 dias de operação, o avião já emitiu cerca de 264 toneladas de dióxido de carbono, o que equivale a 17 vezes as emissões anuais de um americano médio, de acordo com um estudo de emissões per capita publicado no Our World in Data. Esses dados reforçam o impacto ambiental da utilização intensiva de jatos privados, uma questão que tem sido objeto de crescente preocupação no contexto da crise climática.

Imagem | Van Ha, Gulfstream

Comentários fechados
Inicio