Tendências do dia

Vulcão mais antigo do mundo fica localizado bem no coração do Brasil

Brasil já foi palco de intensas atividades vulcânicas há bilhões de anos

vulcão em erupção
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

26 publicaciones de Laura Vieira

No Brasil, não é muito comum ter fenômenos da natureza, como erupções vulcânicas e terremotos. Isso acontece porque o país fica localizado bem no centro do centro da placa tectônica sul-americana, uma região geologicamente estável, enquanto a maioria dos vulcões ativos ficam localizados nas bordas das placas tectônicas. Apesar de não ser um evento comum no país, surpreendentemente, o Brasil abriga o vulcão mais antigo do mundo em seu território.

Onde fica localizado o vulcão mais antigo do mundo?

Você pode imaginar que o vulcão mais antigo do mundo fica localizado na Indonésia, Filipinas ou Hawai, regiões com alta atividade vulcânica e, portanto, propenso a erupções. Mas, por incrível que pareça, o vulcão considerado o mais antigo do mundo não fica nesses locais, muito menos nos continentes a qual pertencem. Na verdade, o vulcão mais antigo do mundo fica bem pertinho dos brasileiros, no estado do Pará, localizado na região norte do país. O vulcão foi descoberto apenas em 2002, por pesquisadores brasileiros, e fica localizado na região de Uatumã, no sul do Pará, bem próximo ao coração da Amazônia. Por essa razão, recebeu o nome de Vulcão Amazonas.

Como os vulcões são formados?

Se você não faz ideia de como os vulcões são formados, calma que iremos resumir para você. Afinal, entender como ocorre a formação dos vulcões é importante para compreender o que o vulcão mais antigo do mundo está fazendo bem aqui, no coração da floresta Amazônica brasileira. A formação dos vulcões está diretamente ligada à atividade das placas tectônicas durante o período Paleoproterozoico, era geológica marcada por intensa movimentação das placas da crosta terrestre, e ao magma que permanece no interior da Terra.

Mas de que forma? Quando as placas tectônicas se movem sobre a astenosfera, uma camada mais fluida do manto terrestre, elas podem se afastar, colidir ou deslizar uma sobre a outra. Quando convergem, as placas tectônicas se chocam, provocando a subducção de uma placa sob a outra, o que pode levar à formação de vulcões. Quando divergem, as placas se afastam e o magma sobe para a superfície, resultando em atividade vulcânica e formação de uma nova crosta.

Amazônia já foi uma região de intensa atividade vulcânica

Os vulcões são formados há milhares de anos atrás, até mesmo milhões de anos, devido a processos geológicos complexos. Para se ter uma ideia, o Vulcão Amazonas tem aproximadamente 1,9 bilhão de anos, segundo pesquisadores. Ele possui 22 quilômetros de diâmetro e uma altura de 400 metros. Desde que foi descoberto, em 2002, o Vulcão Amazonas tem sido objeto de estudo e tem revelado várias pistas sobre a formação do território sul-americano.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Geoscience Frontiers, liderado por André Kunifoshita, do Instituto de Geociências da Unicamp, a região amazônica foi palco de pelo menos três grandes fases de vulcanismo, que ocorrem há 2 bilhões, 1,88 bilhão e 1,78 bilhão de anos. A descoberta foi feita através de uma análise de rochas da Província Mineral de Alta Floresta, que abrange partes do Mato Grosso e do Pará, resultando em evidências de uma caldeira vulcânica ancestral na região.

Inicio