Tendências do dia

Como uma lavadora de alta pressão soviética: Rússia tem caminhão com turbojato de caça para limpar seus tanques

  • O TMS-65U é um desses veículos militares herdados da União Soviética que foi projetado para dar uma segunda vida aos motores turbojato dos caças MiG-17.

  • Eles montaram o turbojato diretamente em um caminhão militar para criar um canhão.

Exército russo criou canhão de água para limpar seus tanques | Imagem: Vitaly V. Kuzmin , mil.ru
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

199 publicaciones de Igor Gomes

A União Soviética é um terreno fértil para distopias de ficção científica. Tanto sua arquitetura comunista , que abraçou o brutalismo, quanto suas armas continuam a atrair atenção. A Guerra Fria foi uma época em que a URSS se caracterizou pelo desenvolvimento de armas revolucionárias e pela criação de veículos enormes como o Ekranoplan (que a China quer resgatar) e o transporte de foguetes. E tudo o que eles podiam explorar, eles exploravam. O melhor exemplo era um caminhão monstruoso com um turbojato de caça acoplado, que era usado para guerra química.

A melhor parte? A Rússia agora o usa para lavar seus tanques e navios.

Reciclagem

Existem muitos caças impressionantes, mas um que se destaca é o MiG-17. O motivo é que ele parece estar sem o nariz, dando ao caça uma aparência bastante peculiar. Outra de suas características distintivas era o turbojato Kilmov VK-1, um derivado do motor britânico Rolls-Royce Nene que permitia ao MiG-17 atingir velocidades de Mach 1.

Fez seu primeiro voo em janeiro de 1950, mas na década de 1960, o desenvolvimento soviético avançou com o MiG-19 e o lendário MiG-21. Esses novos caças não contavam com o turbojato VK-1, usado exclusivamente no MiG-15, MiG-17 e no bombardeiro Il-28, deixando os soviéticos com uma pilha de motores para sucata. "Nada está sendo jogado fora aqui", devem ter pensado, e inventaram algo bem maluco.

Supercanhão
Supercanhão

TMS-65U

Embora as armas químicas modernas tenham começado a ser usadas em grandes quantidades durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, elas experimentaram uma expansão assustadora durante a Guerra Fria. À medida que essas armas eram desenvolvidas, contramedidas para descontaminação também eram pesquisadas. E foi aí que a luz se acendeu para os engenheiros soviéticos.

Eles pegaram um Ural 375 6x6, um enorme e robusto caminhão militar de seis rodas, com alta capacidade de carga e terreno acidentado, e montaram um tanque de 900 litros na traseira, além de uma torre na qual encaixaram um dos turbojatos VK-1. As fotos resultantes parecem saídas de ficção científica e poderiam facilmente ter saído do videogame "Red Alert". Seu nome? TMS-65U.

Olha o tamanho desse canhão de água.

Descontaminante

E a ideia não era nada má. O motor a jato pode gerar um bom jato de calor e ar, mas quando modificado para expelir líquido vaporizado, obtém-se uma rajada de gás muito potente a uma temperatura altíssima. E seu funcionamento era simples: o turbojato gera essa rajada de ar quente e um bico lança o fluido descontaminante. A enorme potência do motor pulveriza esse líquido, e a torre permite que o operador o aponte diretamente para onde quiser.

No contexto da Guerra Fria, fazia todo o sentido descontaminar outros veículos, como tanques, transportes, aeronaves ou navios, já que o alcance da torre é considerável, mas o curioso é que ela ainda é usada hoje.

Mangueira Turbo

Este jato pressurizado de ar quente e agente descontaminante é uma combinação brilhante, pois desintoxica simultaneamente (graças ao calor) agentes químicos e biológicos que possam estar aderidos à superfície dos veículos, tornando-se uma maneira mais rápida e eficaz de realizar esse tipo de trabalho do que a lavagem manual. É como uma lavadora de pressão, mas com um impulso, e também pode ser usado para descontaminar áreas.

O problema é que ele consome muito combustível e, se não for direcionado com cuidado, pode dispersar poluentes químicos vaporizados na área ao redor. Você pode vê-lo em ação neste vídeo:

Turbojato multiuso

Seria um desperdício usar um turbojato apenas para limpeza e, como já dissemos, há muita utilidade da era soviética (embora a guerra na Ucrânia esteja levando consigo seu arsenal legado). E o TMS-65U é útil para muito mais do que apenas descontaminar veículos. Um exemplo é seu papel no campo de batalha, lançando densas cortinas de fumaça para permitir que as unidades aliadas se movam sem que o inimigo as veja.

Vida longa ao VK-1

E além dos usos do TMS-65U, vale a pena mencionar a vida útil extremamente longa dos turbojatos VK-1. Por exemplo, eles são usados para limpar detritos das pistas de porta-aviões como o Kuznetsov, como um soprador de neve gigante, mas também para limpar a neve que atrapalha a decolagem de aeronaves comerciais. E, bem, quanto à reutilização de turbojatos... também podemos mencionar o trem que viajou a 250 km/h na década de 1970 graças a eles.

Obviamente é um exagero montar um turbojato em um caminhão para transformá-lo em um soprador gigante, mas também está claro que, embora essa criação tenha 60 anos (além do motor no qual ela se baseia ter mais de 80 anos), se algo funciona, não mexa nele.

Inicio