O épico show de Lady Gaga, ocorrido no dia 3 de maio de 2025, na orla da praia de Copacabana, foi um dos maiores eventos gratuitos realizados na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com fontes oficiais, o evento reuniu o maior público da história para um show de graça realizado por uma artista feminina: cerca de 2,1 milhões de pessoas. No entanto, a BBC, corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido, questionou esse número divulgado pela prefeitura do Rio. De acordo com eles, é altamente improvável que 2,1 milhões de pessoas tenham assistido ao show na orla da praia.
BBC questiona número de espectadores presentes no show de Lady Gaga
O show de Lady Gaga na praia de Copacabana deu o que falar, e não foi só pela performance espetacular da cantora. O evento, realizado pela prefeitura do Rio em parceria com o governo estadual e a produtora Bonus Track, foi um dos maiores eventos gratuitos já realizados na cidade e contou com a presença de mais de 2 milhões de pessoas. A artista bateu recorde com esse número e foi incluída no livro do Guinness como recorde de público, se tornando a mulher com mais pessoas em um show.
Contudo, a emissora britânica BBC não colocou fé nesse número. A BBC Verify, uma iniciativa da BBC que visa aumentar a transparência e a confiança no jornalismo através da verificação de fatos, análise de dados e investigação de notícias, verificou que é altamente improvável que esse número tenha sido alcançado. Para isso, foi realizada uma análise cuidadosa para quantificar o número de espectadores do show.
De acordo com a BBC Verify, para acomodar confortavelmente esse número, seria necessário cobrir toda a orla da praia, que tem cerca de 610 mil metros quadrados. No entanto, o espaço ocupado para o show foi de 140 mil metros quadrados, um espaço que acomodaria aproximadamente 660 mil pessoas, de acordo com o veículo. Eduardo Paes, no entanto,discordou da afirmação e se manifestou em uma publicação feita em sua rede social X (antigo Twitter).
Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes! 😉🧐🤓😎
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 15, 2025
BBC is probably having some connections with Brazilian newspaper Folha de São Paulo. My God. They don’t understand… pic.twitter.com/BkYpl4vsyn
Prefeito do Rio de Janeiro rebate acusação com comentário irônico
De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o cálculo realizado pelo veículo britânico não corresponde à realidade brasileira. Segundo o prefeito, os cariocas se aglomeram em shows, então teria muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estariam acostumados na Grã-Bretanha. O prefeito ainda rebateu em tom de ironia:
“Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes! 😉🧐🤓😎”

Entenda como foi realizado o cálculo pelas autoridades do Rio
Para chegar ao número de aproximadamente 2 milhões de espectadores no show da Lady Gaga em Copacabana, foi realizada uma equação matemática avançada, chamada de fórmula paramétrica. Diferente das equações normais, essa fórmula leva em consideração outras variáveis. No caso do show da Lady Gaga, foram utilizadas 4 derivadas diferentes, que calculavam a área da praia, a densidade da multidão, a rotatividade do público e o espaço utilizável. Veja a fórmula a seguir e as variáveis:

- A: área efetiva fixa da Praia de Copacabana utilizada (em m²)
- D(t): função de densidade de multidão dependente do tempo (pessoas/m²)
- F(t): multiplicador de fluxo dependente do tempo (fator de rotatividade/rotação)
- C(t): fator de correção para o espaço utilizável
Ver 0 Comentários