Os usuários do Microsft Authenticator já não conseguem adicionar novas senhas ao programa. E em cinco semanas a empresa irá deletar todas as suas senhas que estiverem salvas nele. A partir de agosto, a criadora do Windows irá adotar o sistema de passkeys: o acesso será liberado por biometria ou um código salvo no seu computador, em vez de ser mantido em uma rede.
Criadas pela FIDO Aliance, as "passkeys" são credenciais criptográficas FIDO vinculadas à conta do usuário em um site ou aplicativo. Com as chaves de acesso, os usuários não precisam mais inserir nomes de usuário e senhas ou fatores adicionais. O relatório "2025 Data Breach Investigations Report" sobre segurança lançado pela Verizon aponta que 30% dos vazamentos de senhas são causados por terceiros. Com as passkeys, esse problema seria mitigado.
Mas como mudar para o novo sistema?
Você ainda vai poder usar as suas senhas se lembrar delas. O Microsoft Authenticator apenas deixará que você as acesse a partir dele. Para quem já usa o aplicativo, ele irá sugerir que você use as "passkeys" para logar nas suas contas e serviços. Mas você também pode fazer o processo manualmente com os seguintes passos:
- Inicie o aplicativo Microsoft Authenticator no seu telefone celular;
- Selecione a conta que você quer acessar;
- Clique em "Configurar "passkey";
- Coloque suas credenciais atuais;
- Siga as instruções do aplicativo para ativar a "passkey"
Ver 0 Comentários