Nvidia aparentemente está trazendo de volta uma placa de vídeo desatualizada – caso contrário, você pode não conseguir encontrar uma GPU no mercado

Segundo fonte interna, Nvidia está planejando relançar a 3060, lançada há cinco anos, já que prevê redução significativa na produção de GPUs

Imagem | RTX 3060/Nvidia
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1227 publicaciones de PH Mota

Os preços persistentemente altos da memória RAM tornam quase impossível para muitos entusiastas de PCs montar a configuração dos seus sonhos a um preço acessível. Mas o aumento dos custos não parece afetar apenas a memória RAM em 2026, já que também se prevê uma escassez de placas de vídeo. E uma placa de vídeo lançada há cinco anos deve suprir essa demanda, de acordo com uma fonte interna.

A Nvidia aparentemente planeja o retorno da RTX 3060.

De acordo com a Steam, a RTX 3060 ainda é a placa de vídeo mais popular para computadores. Ela chegou ao mercado há cinco anos e foi produzida por um longo período, mas descontinuada em agosto de 2024. Os estoques, porém, foram distribuídos até 2025.

Se o insider da Nvidia, hongxing2020, estiver correto, a gigante da tecnologia planeja retomar a produção e já programou o retorno para o primeiro trimestre de 2026. No passado, o usuário frequentemente acertou informações sobre a fabricante de placas de vídeo, o que torna a declaração potencialmente confiável.

Entretanto, ainda trata-se de um rumor, não de um fato.

Mercado de GPUs tenso é esperado em 2026

O motivo para o possível relançamento é aparentemente o aumento massivo dos preços da memória RAM. Como resultado do hype em torno da IA, a demanda por RAM aumentou imensamente. A OpenAI sozinha prevê precisar de cerca de 40% da produção global total de RAM até 2026.

As placas de vídeo não foram afetadas pelo problema até agora, já que a memória de vídeo dedicada não é basicamente necessária para operações de IA. No entanto, como os fabricantes de módulos de memória estão convertendo suas fábricas para atender às necessidades das empresas de IA, espera-se uma queda acentuada na disponibilidade de VRAM para placas de vídeo.

Diz-se que a própria Nvidia reduziu a produção de placas de vídeo para consumidores devido à alta demanda por hardware de IA e adiou completamente o lançamento de novos modelos. Nils, da GameStar Tech, prevê, portanto, um ano sombrio para hardware para os gamers:

A 3060 poderia ser "encaixada" a um custo baixo devido à sua estrutura mais simples e não deixaria a Nvidia desaparecer completamente do mercado de GPUs.

O que a RTX 3060 ainda consegue fazer?

Espera-se que a Nvidia opte pela variante da 3060 com 12 gigabytes em vez de 8 gigabytes, para estar melhor preparada para resoluções mais altas que 1080p e texturas mais sofisticadas. Um retorno com 12 gigabytes seria realista mesmo com a crise de memória RAM, já que o padrão GDDR6, mais antigo, pode ser produzido a um custo menor e ainda está disponível.

A 3060 ainda apresenta um desempenho bastante satisfatório: em muitos jogos atuais, como ARC Raiders, ela consegue atingir quase 60 fps mesmo em 1440p, e taxas ainda maiores com o upscaling DLSS ativado. Na maioria dos casos, ela não é mais suficiente para 4K em jogos graficamente complexos, mas seria uma solução provisória aceitável.

Pelo menos se a 5060 ou a 5060 Ti com 16 gigabytes não estiverem mais disponíveis. No momento, porém, essa situação ainda se mantém.

Inicio