Tendências do dia

O Gemini já tem o que faltava para superar de vez o Google Assistente

O Gemini 2.5 inclui o Deep Think e saída de áudio nativa.

Original
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, gamer desde os 6 e criadora de comunidades desde os tempos do fã-clube da Beyoncé. Hoje, lidero uma rede gigante de mulheres apaixonadas por e-Sports. Amo escrever, pesquisar, criar narrativas que fazem sentido e perguntar “por quê?” até achar uma resposta boa (ou abrir mais perguntas ainda).

914 publicaciones de Sofia Bedeschi

No Google I/O 2025, um dos grandes protagonistas foi o Gemini, como já era esperado. Agora, a inteligência artificial do Google dá um passo adiante, trazendo modelos mais inteligentes e com mais capacidades.

Desde o início, o Gemini 2.5 se destacou pelo raciocínio passo a passo, permitindo que o usuário acompanhasse como cada resposta estava sendo construída. Agora, direto de Mountain View, veio uma novidade ainda mais interessante: respostas em áudio.

Gemini 2.5 raciocina melhor com o Deep Think

O que esperamos da IA é que ela entregue respostas cada vez melhores — e o Gemini 2.5 Pro agora conta com o Deep Think, um modo de raciocínio aprimorado (ainda em fase experimental), com foco especial em tarefas mais complexas de matemática e programação.

O Deep Think considera várias hipóteses antes de chegar a uma resposta final e, com isso, consegue raciocinar melhor qual é a solução mais adequada para o problema apresentado pelo usuário.

O Gemini 2.5 também foca nos resumos de ideias, deixando as informações mais organizadas, com estrutura clara e formato mais compreensível.

E o melhor: o Gemini 2.5 agora tem saída de áudio nativa 

Até então, uma das principais limitações do modelo de IA do Google — especialmente quando comparado com soluções como o próprio Google Assistente — era a falta de respostas por voz. Isso agora mudou.

O lançamento do NotebookLM para Android já dava pistas, logo cedo, de que o áudio seria um dos protagonistas do Google I/O 2025. E a previsão se confirmou.

original

Entre as novas capacidades do Gemini 2.5 Pro e do Gemini 2.5 Flash, o grande destaque é a saída de áudio nativa, que torna a conversa com a IA muito mais natural.

O mais interessante dessa novidade é que ela permite uma interação mais próxima, quase como se humanizasse a IA. Ou pelo menos nos aproxima da experiência que o antigo Google Assistente oferecia. Eu mesma sentia falta disso no Gemini e agora o Google parece finalmente ter encontrado o caminho certo para aposentar de vez seu assistente de voz.

Também foram adicionadas novas opções, como a possibilidade de ajustar o tom e o sotaque da IA. Dá até pra pedir que ela use um tom mais engraçado se estiver contando uma história divertida.

O Gemini 2.5 também será capaz de praticar diálogos mais afetivos, detectando as emoções na voz do usuário e respondendo de forma mais sensível à situação.

Para evitar confusões, o Gemini 2.5 consegue ignorar conversas de fundo e entender quando deve ou não responder.

O Gemini Flash 2.5 já está disponível para todos os usuários no app do Gemini.

Inicio