Ele instalou o Windows 95 em um PlayStation 2 e conferiu de perto por que este é um dos consoles mais complexos da Sony

A arquitetura do sistema da Sony apresentou vários desafios

Instalar o Windows 95 no PS2? Este youtuber tentou / Imagem: MetraByte (YouTube)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

910 publicaciones de Victor Bianchin

O Windows 95 é o exemplo perfeito de quão eficiente um sistema operacional pode ser. Apesar de ter sido lançado há 30 anos, ele ainda é o eixo central de uma parte importante da administração aérea dos EUA. Isso, somado à paixão que os fãs do Windows sentem por uma das versões mais importantes da história da empresa, coloca o Windows 95 em uma posição privilegiada. Por isso, apesar da curiosidade que gerou o último experimento do MetraByte (um modder especializado em verdadeiras loucuras), ninguém se surpreendeu quando ele quis rodar o Windows 95 em um PlayStation 2.

Como aponta a PC Gamer, o processo foi complicado, já que o console da Sony possui um processador MIPS que não é compatível com Windows e requer uma arquitetura x86. Para superar esse obstáculo, ele teve que instalar um emulador x86 no console, algo tão frustrante e difícil quanto era nos computadores antigos com Windows 95. De fato, ele também precisou contornar outro problema, já que o console apresentou dificuldades para reconhecer os periféricos (exceto no caso da combinação teclado-controle).

E um PS2 com Windows 95 funciona?

O objetivo final, conforme o post original, não era apenas rodar o Windows 95, mas explorar as virtudes de um jogo que sempre aparece nesse tipo de teste: a versão original do Doom. Infelizmente, assim como aconteceu com um computador quântico que custa vários milhões de euros, não foi possível rodar o Doom corretamente e, portanto, o modder afirmou que parte do experimento não foi bem-sucedida. Assim, embora você possa jogar Doom em um bloco de LEGO, não poderá fazê-lo em um PS2 com Windows 95.

Essa modificação faz parte de uma tendência cada vez mais popular, já que os fãs do Windows buscam maneiras de rodar as versões mais famosas do sistema operacional nos dispositivos mais curiosos. No vídeo original no YouTube, MetraByte mostra como teve que superar vários obstáculos técnicos, uma situação interessante por si só, além das limitações e frustrações técnicas enfrentadas durante o processo.

Embora não tenha conseguido jogar Doom em seu PlayStation 2 com Windows 95, o modder demonstrou que as modificações em torno de dispositivos e sistemas operacionais antigos sempre podem ter reviravoltas. Além disso, a própria Microsoft sempre afirmou que sua intenção é levar o Windows para qualquer dispositivo, uma filosofia que se encaixa perfeitamente nesse tipo de história. O PlayStation 2, por sua vez, continua protagonizando histórias mesmo mais de uma década após o fim de sua vida útil.

Imagem: MetraByte (YouTube)

Este texto foi traduzido/adaptado do site 3D Juegos.

Inicio