Os novos Huawei Watch 5 e Watch Fit 4 Pro já estão entre nós. Mas, além de oferecer as tradicionais funções de saúde e sensores, a Huawei também aproveitou para fazer uma mudança muito relevante em relação às gerações anteriores. Não se trata de uma mudança vinculada exclusivamente a esses novos relógios, mas é uma que vai cair bem para todos os interessados em adquirir um desses dispositivos: os pagamentos por NFC já estão disponíveis na Espanha para seus smartwatches.
Huawei dribla os vetos
Desde o bloqueio imposto pelos EUA, as principais plataformas de pagamento, como Mastercard e Visa, não têm permissão para trabalhar diretamente com a Huawei. Esse bloqueio consiste na “Entity List”, uma lista de empresas chinesas que não têm permissão para estabelecer relações comerciais com companhias americanas.
Por causa disso, os bancos não implementaram funcionalidades de pagamento diretamente com a marca. Diferentemente dos Apple Watch ou dos relógios com WearOS, os gadgets vestíveis da Huawei não permitiam fazer pagamentos por NFC de forma simples usando os cartões mais comuns da Espanha.
No passado, os usuários da Huawei encontraram formas de realizar pagamentos por NFC por meio de acessórios, como pulseiras de relógio com NFC incorporado e compatíveis com cartões do app Curve. Mas isso sempre foi uma solução complicada.
Felizmente, o ecossistema da Huawei continuou evoluindo e já está disponível uma solução realmente eficaz, prática e simples para todos os usuários. Sem necessidade de nada além de baixar um aplicativo e sincronizar o cartão.
Quicko Wallet
Por meio do Quicko Wallet, disponível para os novos Watch 5 e Watch Fit 4 Pro, os usuários poderão fazer pagamentos com o NFC desses dispositivos e pagar com qualquer cartão MasterCard. A Huawei confirmou que o recurso será disponibilizado para mais dispositivos por meio de atualizações de software.
O aplicativo, de origem polonesa, é feito por uma startup de pagamentos que conta com o respaldo da Comissão de Supervisão Financeira. Já está disponível há anos na Google Play e na App Store; há alguns meses na Alemanha para a Huawei e, desde o lançamento dos novos Watch 5, também na Espanha.
A Huawei continua encontrando soluções alternativas. A empresa ainda não pode trabalhar diretamente com a Mastercard, mas isso não impede que terceiros o façam. O caso é semelhante ao que ocorre com a loja de aplicativos. Os dispositivos da Huawei podem, sim, ter acesso ao WhatsApp ou a aplicativos do Google por meio de lojas de terceiros como a Aurora Store.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários