Quando 'A Viagem de Chihiro' foi lançado em 2001, o filme não só ganhou (um tanto tardiamente) um Oscar na cerimônia de premiação de 2003, como também tornou o Studio Ghibli famoso mundialmente e continua sendo um dos filmes de anime mais famosos de todos os tempos.
O aspecto mais cativante do filme é o mundo colorido para o qual a protagonista Chihiro viaja. Os vários espíritos são o principal destaque. O habitante mais famoso do mundo é, sem dúvida, o Sem-Rosto. Mas o que é o espírito e o que ele representa?
Uma criação original de Hayao Miyazaki
O que é o Sem-Rosto?
Embora Miyazaki frequentemente se inspire no mundo espiritual japonês, o Sem-Rosto não é baseado em nenhuma figura mitológica ou yōkai. É uma criação sua. É uma grande criatura negra com uma máscara no lugar do rosto. A máscara lembra as máscaras japonesas Sem-Rosto, usadas em um tipo especial de teatro. No entanto, não está claro se essa foi a ideia original da máscara.
Em japonês, o Sem-Rosto é chamado de Kaonashi. Isso se traduz como "sem rosto". Isso se encaixa na explicação de Miyazaki, que a conta Kinro_ntv x (um programa especial de sexta-feira na Nippon TV que exibe regularmente filmes do Ghibli) citou em 2024. Miyazaki diz algo como:
"Há Sem-Rosto em todos os lugares. Acho que há pessoas em todos os lugares que querem se comprometer com alguém, mas não têm noção de si mesmas".
Por que isso é relevante para o filme?
No filme, após o Sem-Rosto demonstrar que, aparentemente, pode criar ouro, ele é cercado pelos funcionários da casa de banho. Eles o elogiam por suas doações, e ele parece gostar. No entanto, quando Chihiro agradece, mas recusa seu presente, ele se torna um monstro demente, tentando comer tudo por ganância.
Quando Chihiro confronta o Sem-Rosto, ela lhe diz: "Certamente seria melhor se eles fossem para casa. […] Onde está a família deles? Eles não têm mamãe e papai?". A Sem-Rosto responde: "Não, não, estou sozinha, completamente sozinha".
Depois, ela viaja com a Sem-Rosto de trem. Enquanto todos os convidados saem lentamente do veículo, a Sem-Rosto e Chihiro permanecem. No final, a Sem-Rosto fica com a bruxa Zeniba e a ajuda na casa.
Como a Sem-Rosto pode ser interpretada?
Combinado com a declaração de Miyazaki, a Sem-Rosto poderia ser um espírito sem identidade, vagando eternamente para formar sua identidade, boa ou má. No entanto, o espírito só faz isso por meio de outros seres, e é por isso que ele quer agradar a todos. É por isso que a Sem-Rosto se tornou tão gananciosa e voraz na casa de banho, porque se adaptou à ganância dos outros.
Se alguém projetasse isso no mundo real, o filme poderia apontar para pessoas que tentam desesperadamente agradar a todos, mas reprimem seus próprios interesses, emoções e pensamentos. Elas se adaptam, mas sem revelar ou desenvolver sua própria identidade. Em 'A Viagem de Chihiro', no entanto, o espírito sem rosto teve um final feliz. Ele foi aceito por Zeniba sem que precisasse dar nada constantemente.
Mas essa é apenas uma interpretação do filme e das palavras de Miyazaki. Como costuma acontecer, 'A Viagem de Chihiro' e seus personagens podem ser vistos de diferentes perspectivas. A lenda do Ghibli não é exatamente conhecida por explicar tudo em seus filmes.
Ver 0 Comentários