Tendências do dia

Azarado que perdeu R$ 4,6 bilhões em criptomoedas no lixão terá história contada em documentário

Filme abordará não apenas a longa busca e a batalha judicial, mas também os primórdios do Bitcoin

Bitcoin / Imagem: Mein-MMO
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1214 publicaciones de Victor Bianchin

Um engenheiro de TI perdeu há anos, por engano, uma fortuna de 752 milhões de euros em um aterro sanitário. Desde então, tenta desesperadamente recuperar seu patrimônio. Depois de sofrer uma derrota na Justiça, agora surge uma esperança.

A imagem de destaque é ilustrativa.

No ano passado, virou notícia o caso de James Howells, que há anos procura por um HD perdido. Nesse disco está a chave para cerca de 8.000 bitcoins que ele conseguiu acumular entre 2009 e 2013. Valor atual: aproximadamente 752 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões).

O HD foi parar no lixo por engano. Howells e sua esposa só perceberam o erro quando já era tarde demais. Em sua busca desesperada pelo dispositivo, chegaram a ser usados até cães-robôs.

Mas um grande obstáculo acabou sendo a prefeitura de Newport, que, por motivos ambientais, quis impedir o galês de acessar o aterro local. O caso foi parar na Justiça. Em janeiro de 2025, veio mais um balde de água fria para James Howells: o tribunal competente declarou que o autor da ação não pode entrar no aterro para tentar recuperar sua fortuna.

Um tech-thriller de ação real inspirado em uma história real

Segundo a BBC, várias produtoras procuraram James Howells para levar sua história às telas. Após as negociações, a escolhida foi a empresa de entretenimento LEBUL, com sede em Los Angeles, que planeja uma série documental, um podcast e outros curtas para registrar a missão do galês.

A série, intitulada The Buried Bitcoin: The Real-Life Treasure Hunt of James Howells, abordará não apenas a perda de Howells, sua longa busca e a batalha judicial, mas também os primórdios do Bitcoin.

Reese Van Allen, da LEBUL, comentou sobre o projeto: “Isto não é apenas conteúdo. É um tech-thriller de ação real que envolve quase um bilhão de dólares – e a LEBUL tem orgulho de apresentá-lo ao mundo”.

As filmagens estavam previstas para o meio do ano e o lançamento do filme está planejado para outubro ou novembro.

Howells espera que, graças à série, possa finalmente obter permissão para procurar seu tesouro perdido. No entanto, devido a anos de abalos e às condições climáticas, é bem improvável que os dados armazenados no HD ainda possam ser recuperados.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Mein-MMO.


Inicio