Tendências do dia

Elon Musk revelou plano após as explosões da Starship: V3 antes do previsto, mas com metade da capacidade

Dono da SpaceX espera lançar uma Starship por semana dentro de um ano, cada uma com 100 toneladas de Starlink

Imagem | SpaceX
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

As duas explosões consecutivas da Starship, relacionadas às mudanças de design de sua versão V2, forçaram a SpaceX a reajustar o roteiro do foguete mais alto do mundo. Como de costume, descobrimos isso em uma mensagem de Elon Musk no X.

A mensagem em questão

"Estamos aprimorando o design da Starship V3", escreveu Musk. "A SpaceX está a caminho de atingir uma taxa de lançamento de uma Starship por semana em cerca de 12 meses. Cada um colocará em órbita cerca de 100 toneladas de satélites Starlink em sua versão totalmente reutilizável. Será um avanço transcendental."

Contexto

O foguete Starship está em testes e ainda não começou a lançar satélites. O projeto atual não excede a capacidade de carga útil de um SpaceX Falcon Heavy. Quando Elon Musk apresentou as versões V2 e V3, ele descreveu um salto radical. Elas seriam mais altas, totalmente reutilizáveis ​​e com potência sem precedentes na indústria espacial.

A Starship V2 atingiria 124,4 metros de altura e poderia colocar mais de 100 toneladas em órbita em sua configuração totalmente reutilizável (ou seja, recuperando tanto o propulsor Super Heavy quanto a espaçonave). A Starship V3 atingiria 150 metros de altura e colocaria mais de 200 toneladas em órbita baixa no modo reutilizável.

As mudanças

A mensagem de Musk sugere que a SpaceX concentrou seus esforços na finalização da Starship V3 após os incidentes dos dois últimos testes. Embora a Starship V2 ainda não tenha se materializado (nos voos 7 e 8, uma nave Starship Block 2 foi lançada sobre um Super Heavy Block 1), algo não está certo com o segundo bloco de atualizações do foguete.

A mudança de planos se reflete no fato de que a Starship V3 terá metade da capacidade de carga planejada. Especificamente, 100 toneladas em sua configuração reutilizável é o que a SpaceX havia anunciado para a Starship V3.

O que aconteceu com a Starship V2

A segunda versão da nave espacial voou duas vezes (Starship 33 e Starship 34) com o mesmo resultado: vazamento e explosão na fase de subida, antes do desligamento dos motores.

O novo design apresenta um defeito que produz vibrações excessivas na parte inferior da nave, o que causa a quebra e o vazamento dos tubos propulsores. No voo 7, causou um incêndio e, no voo 8, a explosão e a perda de vários motores.

Aguardando o Raptor 3

Apesar desses problemas, há um novo voo da Starship V2 agendado para abril. A Starship V3 terá que aguardar a prontidão dos novos motores da Raptor 3. Os novos motores têm mais empuxo e incorporam um sistema de resfriamento integrado que elimina a necessidade de um escudo térmico externo.

Imagem | SpaceX

Inicio