Poderia esperar que estruturas de cimento e pedra resistiriam mais a terremotos ou enchentes, mas o bambu prova que é um material ainda mais resistente e seguro, além de barato e fácil de encontrar.
Em 2016, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu o Equador, levando diversas casas e destruindo muitos prédios, no entanto, o que sobrou, surpreendentemente, foram estruturas feitas de bambu, como um pavilhão que aloca um mercado de peixes, um centro de informação, restaurante e corpo de bombeiros. .
"Todas elas foram construídas antes do terremoto", diz Pablo Jácome Estrella, diretor regional para a América Latina e o Caribe da Organização Internacional de Bambu e Rattan (Inbar) à BBC. "Elas permaneceram de pé."
Usado por diversas civilizações na Ásia, África e América do Sul, o bambu é um material resistente, porém por vezes considerado apenas algo para adornar um jardim ou usar para construir estruturas externas. No entanto, esse material natural está sendo usado em favor de metais, cimento e pedra por naturalmente "dobrar" e, desse modo, resistir a grandes rajadas de vento e enchentes.
BBC/Nick Aspinwall
"A natureza o projetou para se curvar", falou Bhavna Sharma, professora associada da Universidade do Sul da Califórnia, cuja pesquisa se concentra no uso do bambu na construção, ao jornal britânico.
Pesquisas comprovam que os caules do bambu são leves, reduzindo a massa de uma estrutura.
Segundo Estrella, construir uma casa de dois quartos feita totalmente de bambu e madeira pode custar menos de £14,900 (cerca de R$ 87 mil), o que é muito menor que uma casa com materiais convencionais.
"Há uma expressão que usamos: é a madeira dos sábios. [O bambu] é renovável, sustentável e tem baixo impacto no mercado."
As estruturas são baseadas no bahareque (ou bareque), uma técnica tradicional de construção usada por povos indígenas, que utilizam um sistema de varas ou juncos entrelaçados, com uma cobertura de barro.
Nas Filipinas, mais de 800 casas foram construídas usando a técnica desde 2014 e já resistiu diversos tufões, mas ainda precisam se provar contra terremotos
Capa da matéria: Getty Images/Images say more about me than words.
Ver 0 Comentários