Já imaginou poder dirigir sobre o mar? Não falamos de pontes, mas sim de uma via em mar aberto. Uma nova estrada foi inaugurada na Estônia para ligar as ilhas de Hiiumaa e Saaremaa através do mar Báltico congelado. Com 17 quilômetros de extensão, a via substitui temporariamente o serviço de barco, que costuma ser interrompido durante o inverno devido ao congelamento das águas.
O fenômeno é resultado das condições climáticas extremas e dos baixos níveis de água que aceleram a formação de gelo. Esta é a primeira estrada oficial desse tipo no país, onde as temperaturas têm chegando a -15 °C.
Temperaturas negativas de até -15 °C permitiram a formação da nova estrada
O inverno de 2026 transformou completamente a paisagem da Estônia. Com as temperaturas negativas diárias, o mar Báltico congelou em alguns trechos. Com isso, as autoridades optaram por uma alternativa improvável: abrir uma estrada temporária sobre o mar congelado.
A nova via garante mobilidade entre as ilhas Hiiumaa e Saaremaa, no lesta do país. Com as águas congeladas e sem o serviço marítimo, elas ficariam isoladas do restante do continente.
Estrada de 17km se tornou a única alternativa para a travessia entre ilhas. Foto: Janis Laizans/REUTERS
Inverno extremo altera o sistema de transporte no país
As temperaturas negativas diárias permitiram o congelamento do trecho utilizado para a estrada. Embora outros rios e partes do mar também estejam cobertos por gelo, apenas essa via recebeu autorização para uso público.
Em outras regiões, motoristas locais têm improvisado travessias por conta própria, o que preocupa as autoridades.
“Não é proibido atravessar no gelo, mas é perigoso, porque ninguém consegue garantir a espessura do gelo na estrada. Ninguém a mede”, alertou o policial Maiko Sirts, em entrevista à imprensa local.
Um desses trajetos informais, de cerca de 7 quilômetros, conecta o continente à ilha de Vormsi — e tem sido alvo de advertências devido ao risco de rompimento do gelo.
Foto de capa: Janis Laizans/REUTERS
Ver 0 Comentários