Um Volvo S80 está estacionado no meio de um lago há 13 anos, e se tornou atração turística

Tudo começou com ação publicitária que deu errado

Volvo abandonado virou fenômeno no Google Maps
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1188 publicaciones de PH Mota

O Google Maps é uma ferramenta que pode nos levar a uma viagem pelos lugares mais inusitados sem sairmos do sofá. As Grandes Pirâmides, a tundra canadense ou até mesmo o Everest são "visitáveis". Mas se inserirmos as coordenadas 41.35474 - 88.79789, parece haver um erro. Um carro no meio de um lago? Não é um carro normal, é um Volvo. Além disso, é O Volvo.

Nos arredores de Ottawa, a cerca de 130 quilômetros de Chicago, existe uma pequena ilha artificial com o tamanho perfeito para abrigar um Volvo S80 prata de 2001. E se você está pensando que alguém se esqueceu de estacionar lá quando a área foi inundada ou qualquer outra história estranha, saiba que a explicação é muito mais simples.

E também muito mais divertida.

Ilha Volvo

Ano de 2012. Scott Mann, morador local e proprietário de algumas oficinas mecânicas, era dono do terreno de uma antiga mina a céu aberto abandonada e inundada, formando um lago artificial. Como às vezes parece que a publicidade não tem limites, Mann teve uma ideia: colocar um carro no meio do lago.

Não sabemos se realmente pareceu uma boa ideia, mas o empresário concebeu isso como uma estratégia de marketing para promover suas oficinas. Como? Bem, não tenho a mínima ideia, mas ele devia ter sido muito claro sobre isso. O plano dele era colocar o carro no meio e organizar um concurso para as pessoas adivinharem como ele tinha chegado lá.

Na verdade, colocar o Volvo foi muito simples: como o terreno era dele, ele rebocou o carro até a ponta de uma faixa de terra e, depois, removeu o segmento que ligava a península ao resto do continente. Pronto, o Volvo S80 já estava em seu novo lar, abandonado à espera de alguém que se perguntasse como aquilo tinha acontecido.

Há alguns problemas com esse plano, e surgiu a dúvida se era realmente uma boa ideia. Tiffany Warren, gerente do escritório, explicou ao jornal local The Times que começaram com a ideia do concurso, mas acabaram desistindo porque "na verdade, era bastante perigoso".

O motivo é óbvio: o terreno não é dos mais estáveis, há 12 metros de profundidade ao redor do carro e, se alguém tentasse alcançá-lo por qualquer motivo, um desastre poderia acontecer. Assim, a ideia do concurso foi abandonada, assim como a Volvo e qualquer outro plano de marketing genial que Mann pudesse ter em mente.

A internet fez o que faz de melhor

Por alguns anos, a Ilha Volvo foi uma curiosidade local, mas em 2015... explodiu. Ela apareceu no Google Maps e no Street View e a internet fez seu trabalho. O local viralizou e, embora só possa ser visto de longe por ainda ser propriedade privada, centenas de fãs vieram contemplar essa obra que poderia ser mais uma das maravilhas do mundo moderno.

Aliás, o mais delirante é que no Google Maps ela aparece como "Atração turística" e acumula 455 avaliações até o momento da publicação deste texto, com uma nota de 4,9 de cinco estrelas. As avaliações são motivo de riso, mas não pense que as pessoas simplesmente escrevem uma avaliação e pronto: elas realmente vão ao local, tiram fotos e as publicam na plataforma.

"As fotos não fazem justiça a este lugar. Sinto-me verdadeiramente privilegiado por ter visto a Ilha Volvo com meus próprios olhos. Dirija até a Ilha Volvo em um Volvo para uma experiência incrivelmente imersiva. Enquanto dirigia o Volvo da minha esposa, fiquei extasiado com o que acabara de presenciar: a Ilha Volvo em toda a sua glória", comenta alguém no sistema do Google.

Há também questões mais sérias, como a de como é possível que, depois de tanto tempo, a lataria ainda esteja nesse estado, sem sinais de corrosão, tendo ficado exposta ao tempo por pelo menos 13 anos. E há quem afirme que a ilha é o Grand Canyon do Meio-Oeste ou o Taj Mahal da civilização ocidental, um lugar imperdível para quem visita os Estados Unidos, e uma recomendação: chegue cedo, pois há fila.

"As fotos não fazem justiça a este lugar. Sinto-me verdadeiramente privilegiado por ter visto a Ilha Volvo em toda a sua glória." Brincadeiras à parte, a verdade é que o mais curioso é que o Google Maps mostre o ícone de um carro no meio do lago. É também um ótimo exemplo de como a internet se transforma em um fenômeno cultural – algo tão inesperado que inspirou não só o turismo digital, mas também o turismo físico.

E parece que Mann não tem intenção de remover o veículo ou modificar a ilha. Ele tomou, como se diz, medidas para impedir o acesso de pessoas ao ilhéu devido à profundidade e às mudanças repentinas no terreno subaquático, mas tudo indica que esse "anúncio" fracassado permanecerá lá por um bom tempo.

Ele devia ter colocado uma placa da oficina dele, ou algo assim. Pelo menos... isso gera publicidade.

Inicio