Tendências do dia

Shaquille O'Neal revelou como quadruplicou sua fortuna: aplicando a filosofia de investimento de Jeff Bezos

O ex-jogador dos Lakers não considera os lucros a curto prazo, mas sim o impacto que as empresas têm na vida das pessoas

Bezos aconselhou Shaquille a apenas investir em empresas que vão mudar as vidas das pessoas / Imagens: Flickr (UKinUSA, TechCrunch)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Shaquille O'Neal é um dos atletas internacionais mais queridos pelo público, graças ao carisma que demonstra tanto dentro quanto fora das quadras. Seus 19 anos de carreira esportiva lhe renderam os mais prestigiosos troféus e prêmios, mas ele atribui sua grande fortuna a um conselho de Jeff Bezos.

De acordo com o veículo americano Celebrity Net Worth, Shaquille O'Neal tem um patrimônio estimado em 500 milhões de dólares. O popular ex-jogador da NBA revelou em uma entrevista ao The Wall Street Journal como conseguiu quadruplicar sua fortuna.

O segredo de seu sucesso financeiro está em uma mudança significativa em sua forma de investir. O'Neal decidiu adotar a filosofia de investimento do fundador da Amazon, Jeff Bezos. "Eu ouvi Jeff Bezos dizer uma vez que faz seus investimentos com base em se vão mudar a vida das pessoas. Assim que comecei a usar essa estratégia, acredito que provavelmente quadrupliquei meu patrimônio", explicou o ex-atleta.

Investir no que você acredita

A mudança de enfoque inspirada por Bezos levou O'Neal a valorizar mais o sentido das investigações, em vez de focar apenas na rentabilidade a curto prazo. Como ele explicou na entrevista, o atleta tenta investir em propostas que estejam alinhadas com seus valores e gostos pessoais. "Quando faço negócios, nunca se trata do aspecto econômico. Trata-se de mudar a vida das pessoas", afirmou o ex-jogador dos Lakers.

Isso o levou a investir em empresas que fabricavam produtos que ele gostava. Entre seu portfólio de investimentos, encontramos a tecnológica Apple, as pizzas da Papa John's, os hambúrgueres do Five Guys e os cafés da manhã da Krispy Kreme. "A Krispy Kreme faz uns donuts fabulosos. Eu os conheci na universidade e fiquei apaixonado por suas rosquinhas desde então. Agora, tenho algumas de suas franquias. Vou tentar conseguir mais. Quero ser parte desse negócio", confessou O'Neal.

O milagre do Google

Durante a entrevista, O'Neal revelou que um de seus melhores investimentos, de longe, aconteceu quase por acaso. Alguém veio falar sobre uma nova empresa tecnológica que estava começando a decolar. Era o Google.

O milionário não deu detalhes sobre o valor do investimento, mas de acordo com o portal de investimentos The Motley Fool, um investimento de 10.000 dólares no Google em 2004 hoje estaria avaliado em mais de 300.000 dólares. "Eu investi nisso e esqueci completamente. Com o tempo, li um artigo sobre o grande sucesso dos primeiros investidores", destacou o quatro vezes campeão da NBA.

Jeff Bezos o levou para a Amazon

O conselho de Jeff Bezos fez com que, por acaso, Shaquille O'Neal fizesse um bom negócio com a Amazon. O'Neal queria melhorar a segurança de sua casa, então decidiu testar alguns produtos para o lar da marca Ring. O que ele viu lhe agradou tanto que não apenas comprou os produtos, mas também investiu na empresa. Em 2018, a Amazon comprou a Ring por 1 bilhão de dólares, multiplicando o investimento inicial de O'Neal.

A filosofia de investimento que levou Shaquille O'Neal ao sucesso não é muito diferente da que tem sustentado por seis décadas a fortuna de um dos investidores mais respeitados de Wall Street: Warren Buffett.

De acordo com Buffett, o segredo para acertar é investir em modelos de negócios com características econômicas estáveis e gerentes confiáveis, mantendo suas posições por longos períodos, em vez de operar com base nas flutuações de preços a curto prazo. Assim como O'Neal, Buffett investe há décadas em produtos que consome pessoalmente, como na Coca-Cola, marca que fabrica seu refrigerante favorito.

Imagem | Flickr (UKinUSA, TechCrunch)

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio