Colocou gasolina em um carro a diesel? Não ligue o veículo! Saiba o que fazer

O erro de combustível, embora pouco comum, acontece mais do que imaginamos

Gasolina no carro a diesel / Imagem: Motorpasión
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1499 publicaciones de Victor Bianchin

Relato original de Daniel Murias, do Motorpasión

O carro que pode acabar caindo para você quando aluga um nas férias é como uma caixa de bombons: nunca se sabe o que vai sair. Você aluga um carro da categoria compacto e lhe entregam um Ford EcoSport. Ou então não há outro disponível e lhe dão um SUV de luxo. Da mesma forma, nunca se sabe se vai ser um a gasolina ou um diesel.

Foi exatamente o que aconteceu comigo neste verão. Fiquei com um EcoSport diesel — e, por mais que você diga que isso não é um segmento C nem depois de muito vinho, não teve jeito. O problema adicional é que, acostumado com meu carro a gasolina, quase o enchi de gasolina sem chumbo 95 por engano. Não aconteceu, por muito pouco, mas se enchermos o tanque de um carro a diesel com gasolina por erro, o que deve ser feito?

Gasolina no tanque de um carro a diesel. Um erro que pode ser fatal para o carro

Um usuário do Reddit compartilhou uma história semelhante. Só que, nessa ocasião, a pessoa não percebeu o erro e colocou quase 60 litros de gasolina em um tanque de diesel quase vazio. Os mecânicos do fórum compartilharam conselhos sobre o que fazer nessa situação.

Os especialistas concordaram em três passos imediatos e críticos. Primeiro, não dar partida no veículo sob nenhuma circunstância. Isso é o mais importante. A gasolina pode danificar seriamente o sistema de injeção a diesel, assim como a própria bomba de combustível.

Segundo, chamar um guincho ou a assistência na estrada para rebocar o carro, já que ele não deve ser ligado.

E terceiro, desconectar a bateria como medida de precaução adicional, pois apenas ao ligar a ignição a bomba de combustível já entra em funcionamento.

Quanto ao motorista do guincho, sobretudo, que ele não tente dar partida no carro para colocá-lo na plataforma. Pode ser mais fácil para ele, mas será pior para o veículo e para o bolso do motorista.

O erro de combustível, embora pouco comum, acontece mais do que imaginamos. Para evitar colocar diesel em um tanque de gasolina, o bico da bomba de diesel costuma ser mais largo do que a abertura do tanque de gasolina, o que dificulta fisicamente sua inserção. Trata-se de uma proteção mecânica simples, mas eficaz.

No entanto, o inverso não ocorre. O bico da bomba de gasolina é mais estreito e, portanto, entra facilmente em um tanque de diesel.

Imagem | Pisaba

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.


Inicio