Com as constantes notícias sobre mudanças climáticas, guerras e devastação, é normal pensar que a expectativa para o futuro não é lá das melhores. Mas uma pesquisa aponta que os brasileiros desafiam essa ideia e se mostram otimistas com o que está por vir. O Censo do Futuro foi feito pelo Institute For The Future e a Visions 2030, com mais de 14 mil pessoas que passaram pela Experiência Lumisfere, instalação interativa imersiva localizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Durante a visita, o público passa por três cúpulas que reproduzem projeções 360º interativas para despertar novas perspectivas sobre os desafios globais. A combinação de imagem e sons ambientes leva o público a imaginar qual futuro eles desejam e criar uma representação visual correspondente com a ajuda de Inteligência Artificial. Ao entrar na primeira cúpula e antes de sair, os visitantes precisam responder três perguntas sobre como esperam que o futuro seja. Os dados coletados até agora mostram que a experiência afetou positivamente as expectativas.
Praia, animais e energia limpa
Dos 14.088 participantes, 14,7% imaginavam praias como o ambiente do futuro. Florestas eram o cenário de 12,5%, e montanhas 10,2%. A água era presente na maioria das escolhas, refletindo o quão importante ela é para a vida na Terra. Para os pesquisados a visão ambiental ideal parece ser tropical, verde é marcada por contato direto com a natureza.
Sobre a vida nessa sociedade, a maioria dos participantes respondeu que a presença de animais é integral para o futuro (16,8%), e a vida terá uma presença maior da natureza em geral (9,4%). Sustentabiliade também é um fator importante: reflorestamento e energia solar aparecem em 9,3% das respostas, captação de água, em 7,1%, e reciclagem, em 6,9%.
Entrada gratuita
O Rio de Janeiro é o primeiro lugar fora dos Estados Unidos a receber a Experiência Lumisfere. As cúpulas ficam na Praça Mauá até 19 de dezembro de 2025. A instalação deve chegar a São Paulo, mas ainda não há local nem data definida. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso pelo Sympla.
Ver 0 Comentários