Tendências do dia

Há 35 anos um desenvolvedor não conseguiu resolver um bug, então simplesmente mudou o texto da mensagem de erro

  • Wing Commander tem mais de 35 anos, mas até hoje tem um bug

  • Desenvolvedores simplesmente camuflaram o erro porque não tiveram tempo de corrigi-lo antes do lançamento

Código precisou ser alterado de última hora para esconder bug
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

832 publicaciones de PH Mota

Wing Commander é um jogo de PC bem popular. O marco da Origin Systems foi lançado pela primeira vez em 26 de setembro de 1990 para MS-DOS. Posteriormente, surgiram continuações e derivados, mas a primeira versão ainda é considerada por muitos jogadores como a obra-prima da série.

Até hoje, no entanto, o jogo sempre trava no mesmo ponto: no final. No entanto, um desenvolvedor escondeu o bug de maneira engenhosa, de modo que o erro praticamente não é percebido hoje em dia.

Mensagem de erro vira mensagem de agradecimento

Que tipo de erro é esse? Wing Commander foi publicado pela Electronic Arts em 1990. Pouco antes do lançamento, os desenvolvedores estavam sob pressão porque não conseguiam resolver um bug. Ken Demarest, um dos desenvolvedores originais, explicou como transformou em algo positivo um erro que não conseguiu corrigir (via wcnews.com):

No Wing Commander 1, recebíamos uma exceção do gerenciador de memória EMM386 ao sair do jogo. A tela ficava preta e aparecia uma única linha, algo como: 'Erro no gerenciador de memória EMM386. Blá blá blá.'
Precisávamos entregar o jogo o quanto antes. Então editei o erro diretamente no gerenciador de memória, com um sistema hexadecimal, e ficou assim: 'Thanks for playing Wing Commander.'

Ou seja, a simpática mensagem de agradecimento ao sair do jogo é, na verdade, uma mensagem de erro disfarçada. O bug existe há 35 anos e nunca foi oficialmente resolvido ou removido.

Star Citizen como sucessor espiritual de Wing Commander

Entre 1990 e 2007, um total de 17 títulos da franquia Wing Commander foram lançados em diferentes versões e derivados. Chris Roberts, que era o principal desenvolvedor de Wing Commander, agora desenvolve o jogo espacial "Star Citizen" com sua empresa Cloud Imperium Games, o qual ele considera o sucessor espiritual de Wing Commander e Freelancer.

Atualmente, os criadores de Star Citizen já arrecadaram mais de 800 milhões de dólares dos jogadores para o desenvolvimento (mais de R$ 4,4 bi), mas enfrentam um novo desafio: o valor já foi inteiro gasto e o jogo ainda enfrenta grandes problemas, mesmo antes do lançamento.

Fonte(s): jeuxvideo.com

Inicio