Ele estava tão irritado com a lentidão do Windows 11 em comparação com o Windows 10 que vasculhou o código e encontrou um detalhe que poderia explicar o problema

Embora envolvam apenas interações um pouco mais lentas, elas ainda podem ser notadas no dia a dia

O Windows 11 é geralmente um sistema operacional rápido, mas fica atrás do Windows 10 em algumas áreas. (Fonte da imagem: Microsoft)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Texto original de Nils Raettig

De modo geral, estou satisfeito com o Windows 11 e acho que ele funciona bem para o uso diário, mesmo em comparação com o Windows 10.

No entanto, desde o início, alguns aspectos me incomodaram, como você pode ler no artigo "Estas sete coisas me irritaram no Windows 11 depois de um curto período de uso". Quase todos esses problemas ainda persistem, incluindo o fato de alguns menus abrirem um pouco lentamente.

Aparentemente, não sou o único incomodado com isso, já que um YouTuber chinês analisou o problema mais a fundo e encontrou uma possível razão para o pequeno atraso. Chama-se XAML, ou Linguagem de Marcação de Aplicativos Extensível.

O antigo encontra o novo

Em termos simples, o XAML serve para transferir aplicativos Windows mais modernos da Universal Windows Platform (UWP, introduzida com o Windows 10) para aplicativos desktop padrão (Win32).

A própria Microsoft usa isso para aproveitar ao máximo as animações, os efeitos de transparência e a linguagem de design atual do Windows 11. Isso também é evidente no novo menu de contexto.

É um dos menus que ainda abre com um pequeno atraso. No entanto, se eu voltar ao menu de contexto antigo, o menu volta a aparecer imediatamente após um clique com o botão direito do mouse.

Desativar as animações nas configurações do Windows (Acessibilidade > Efeitos Visuais) não resolve este problema. No entanto, ajuda de outra forma:

  • Com as animações ativadas, a janela de confirmação demora um pouco para abrir no Gerenciador de Tarefas quando você encerra um processo no painel de detalhes;
  • Com as animações desativadas, a janela aparece imediatamente.

Não me interpretem mal, não estamos falando de problemas graves. Mas a experiência é simplesmente mais fluida quando todas as janelas do Windows aparecem o mais rápido possível, mesmo que tenhamos nos acostumado bastante com isso em comparação ao passado, graças em parte aos SSDs rápidos.

Carro versus bicicleta

Segundo o YouTuber, dois aspectos são cruciais para o desempenho mais lento dos menus em questão no Windows 11:

  • Quadros não exibidos: no caso de animações, o Gerenciador de Tarefas mostra que os quadros são calculados, mas não exibidos. Isso leva a um pequeno atraso na renderização;
  • GPU em vez de CPU: os elementos XAML são acelerados usando a GPU. No entanto, para tarefas muito pequenas, como renderizar o menu de contexto, a CPU seria a melhor escolha, pois a inicialização da GPU seria desnecessária.

O YouTuber compara este último ponto a andar de bicicleta versus dirigir um carro.

Enquanto você pode simplesmente subir em uma bicicleta e sair pedalando, um carro primeiro precisa ser ligado e estacionado.

Para curtas distâncias, andar de bicicleta é suficiente, pois atinge velocidade mais rapidamente, mesmo que sua velocidade máxima seja significativamente menor do que a de um carro.

Cada detalhe conta

Como alguém que usa o Windows constantemente, tanto pessoal quanto profissionalmente, eu realmente gostaria que a Microsoft removesse o pequeno, mas perceptível, atraso em alguns menus do Windows 11 sem exigir nenhuma ação adicional.

Imagine se um ex-CEO da Microsoft admitisse publicamente que voltaria para o Windows 10 justamente por esse motivo. Uma mudança que provocaria uma reação clara de Bill Gates:

"Eu provavelmente teria que me esconder da imprensa": Bill Gates diz o que faria se Steve Ballmer trocasse o Windows 11 pelo Windows 10.

E você? Já usa o Windows 11 há algum tempo? Se sim, também notou o pequeno atraso em alguns menus? Se ainda usa o Windows 10 ou outro sistema operacional, o que o impediu de migrar para o Windows 11 até agora? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Inicio