Na escola, os professores ensinam que nomes próprios e inícios de frase devem ser escritos com letras maiúsculas. Mas, nas redes sociais, parece que essa regra ficou para trás. A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) tem popularizado o uso quase exclusivo de letras minúsculas na internet. Para eles, essa forma de escrever transmite leveza, informalidade e até certa afronta contra as normas da gramática tradicional. O estilo é uma forma descontraída de se comunicar e tem a ver com identidade, estética e pertencimento.
Por que jovens da geração Z não usam letras maiúsculas?
A prática em usar letras maiúsculas pode parecer um erro de digitação à primeira vista, mas, para muitos jovens da Geração Z, é uma escolha consciente. E especialistas em linguagem e comportamento digital, escrever em minúsculas cria uma sensação de proximidade e suavidade. A ausência de letras maiúsculas tira o peso da formalidade e promove uma comunicação mais casual, emocional e descontraída.
Além disso, há também um valor simbólico nessa prática: rejeitar as normas da gramática tradicional, que muitas vezes são vistas como autoritárias ou ultrapassadas. “Escrever em minúsculas é uma forma de rejeitar a autoridade e a rigidez associadas à gramática tradicional”, afirma Caitlin Jardine, gerente de mídias sociais da agência de marketing Ellis Digital, em entrevista para o The Guardian. O estilo também conversa com o minimalismo, característica marcante da Geração Z, que valoriza a simplicidade, a imperfeição e a autenticidade.
Muito além das redes: a estética da letra minúscula na cultura
E se você pensa que é só nas redes que os jovens da geração Z estão adotando essa prática, você está muito enganado.Essa prática se tornou uma escolha estética presente em outras expressões culturais, como na música. Diversos artistas têm adotado esse estilo como assinatura visual. É o caso da cantora Billie Eilish, que nomeou álbuns e músicas com letras todas maiúsculas, como “don’t smile at me” e “my future”. A brasileira Clara Valverde, também de 23 anos, segue o mesmo caminho: suas músicas “cheia de vontade” e “segredo” mantêm a identidade visual que conversa diretamente com a estética da geração. Essa tendência mostra que escrever em minúsculas não é apenas uma forma de economizar tempo na escrita, é uma escolha de estilo que reflete valores, personalidade e uma nova forma de se relacionar com a linguagem.
Quando usar letras minúsculas se tornou um problema?
Apesar de funcionar bem em contextos informais e digitais, como no Tiktok, Instagram e WhatsApp, o uso de letras minúsculas pode gerar problemas em ambientes que exigem normas formais de escrita. Alguns exemplos são os trabalhos acadêmicos, relatórios, e-mails corporativos ou provas, pois exigem o uso correto e tradicional da gramática, incluindo as letras maiúsculas. Nesses casos, a escolha de letras minúsculas pode ser interpretada como desleixo e desconhecimento das regras. Por isso, é importante saber adaptar a linguagem ao contexto em que está inserido.
Ver 0 Comentários