Pesquisadores da Universidade de Kobe, no Japão, identificaram que frutos como a abóbora, abobrinha, melão, pepino, cabaça e entre outras absorvem impurezas do solo, o que levantou um pequeno alerta sobre a qualidade desses alimentos que consumimos.
"Os poluentes não se decompõem facilmente e, portanto, representam um risco à saúde das pessoas que consomem a fruta. Curiosamente, outras plantas não fazem isso, e por isso fiquei interessado em saber por que isso acontece especificamente neste grupo," disse o cientista agrícola da Inui Hideyuki.
Pesquisas da equipe também revelaram que estes frutos contém uma proteína específica que se liga aos poluentes e que o formato dessas proteínas e a força com que se ligam aos poluentes determinam a quantidade de contaminação que acaba nas partes aéreas da planta.
Além disso, esses poluentes podem se "apresentar" de algumas formas na planta, aquelas com alta capacidade de acumulação são liberadas na seiva, enquanto outras versões permanecem dentro das células.
A pesquisa está sendo importante para conseguir melhorar a qualidade do solo e até das plantas que consumimos. Hideyuki diz que há diversas opções para trabalhar melhor essa questão, que vai desde a alteração genética desses frutos a até uma descontaminação do solo. Ele também sugere que elas poderiam ser usadas para "sugar" as impurezas de determinado solo antes de um plantio para consumo.
Capa da matéria: Getty Images/picture alliance
 
  
     
    
Ver 0 Comentários