Em pleno embate entre China e EUA, uma empresa chinesa já cresce rapidamente: seu maior fabricante de máquinas para chips

A receita e os lucros da Naura Technology dispararam durante o primeiro trimestre de 2025

Naura é uma empresa chinesa que vende principalmente para a China, saindo ilesa da guerra de tarifas / Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

A receita da empresa chinesa Naura Technology Group está crescendo em meio à guerra tarifária entre os EUA e a China, na qual muitos outros países também estão envolvidos. Um porta-voz da empresa confirmou que a receita e os lucros da Naura dispararam durante o primeiro trimestre de 2025 e prevê que essa tendência continue pelo menos durante este ano, apesar da instabilidade global.

Essa companhia é um dos maiores produtores de equipamentos envolvidos na fabricação de circuitos integrados na China. Em março de 2024, iniciou uma pesquisa preliminar com o objetivo de desenvolver novas tecnologias de integração exclusivamente chinesas. Não há muitas informações sobre o resultado desse projeto, mas, considerando o desempenho econômico atual da Naura, parece razoável concluir que atingiu seu propósito.

Naura é uma peça essencial para a China no caminho rumo à autossuficiência

Nos últimos três anos, essa empresa não parou de crescer. E seu desempenho atual indica que as tarifas dos EUA não vão abalá-la. Como vimos, seu negócio está baseado na produção de equipamentos para fabricação de chips e seu principal mercado é a China. No entanto, dizer apenas que está indo bem seria subestimar. A Naura, cuja sede fica em Pequim, confirmou em abril que sua receita no primeiro trimestre deste ano aumentou 51% em relação ao mesmo período de 2024. E seus lucros cresceram 53%.

De qualquer forma, o que realmente importa é o motivo pelo qual a receita da empresa está crescendo em um ritmo tão acelerado. Não precisamos especular para descobrir: a própria Naura atribui seu sucesso às inovações tecnológicas alcançadas durante o desenvolvimento de seus novos equipamentos de gravação e deposição.

Essas máquinas não são os dispositivos responsáveis por transferir o padrão geométrico que contém o design dos chips para as pastilhas de silício, tarefa dos equipamentos de fotolitografia da ASML, mas, ainda assim, esses processos também são cruciais durante a produção de semicondutores.

O mercado chinês é tão grande que muitas empresas do país liderado por Xi Jinping não precisam sair para o exterior para obter um desempenho econômico muito alto, especialmente se seu negócio estiver baseado em um setor estratégico. O futuro da Naura a médio prazo, assim como o dos fabricantes chineses de equipamentos de litografia SiCarrier e AMEC, é promissor.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio