Quando agricultores de uma pequena vila na China decidiram drenar alguns lagos em 1992, na província de Zhejiang, não imaginavam que estavam prestes a descobrir um dos maiores enigmas arqueológicos do país. Eles encontraram um conjunto de 24 cavernas artificiais com mais de 2 mil anos de existência, mas quase sem qualquer registro histórico que explicasse sua origem. Essas estruturas, conhecidas como Cavernas de Longyou, deixaram os pesquisadores surpresos pela engenharia sofisticada, pela precisão das escavações e por permanecerem “escondidas” por tanto tempo.
Agricultores chineses descobrem tesouro arqueológico
As maiores cavernas podem atingir até 20 ou 30 metros de altura. Créditos: Zhangzhugang - CC BY-SA 3.0
As Cavernas de Longyou, também conhecidas como Câmaras de Pedra Xiaonanhai, foram encontradas totalmente por acaso por um grupo de quatro agricultores chineses. Enquanto eles drenavam a água de 5 lagos da sua aldeia, eles se depararam com entradas que levavam a salões enormes, construídas na formação geológica de arenito da Colina Fenghuang.
Ao todo, eram 5 grandes cavernas artificiais e 19 cavernas menores. As maiores cavernas medem entre 18 e 34 metros de extensão e podem atingir até 20 ou 30 metros de altura, com paredes e tetos esculpidos de maneira uniforme. As superfícies internas são marcadas por fileiras paralelas de marcas de cinzel, uma ferramenta manual com uma lâmina de corte usada para esculpir, todas feitas em ângulo semelhante, o que indica um projeto arquitetônico que foi planejado. Além do tamanho impressionante, as cavernas apresentam características que sugerem conhecimento avançado de engenharia para a época, como por exemplo:
- A orientação sul-sudoeste permite a entrada de luz natural;
- Paredes inclinadas reduzem a pressão sobre o teto, evitando desabamentos;
- Um sistema de drenagem com canais, calhas e reservatórios controla a água da chuva;
- Cada caverna possui apenas um portal de acesso, associado a um poço vertical.
Para construir as cavernas, os pesquisadores estimam a retirada de mais de 1 milhão de m³ de rocha, um esforço que, segundo cálculos, exigiria ao menos mil pessoas trabalhando sem parar durante seis anos.
Cavernas de Longyou: entenda o mistério por trás da construção desse tesouro
O grande mistério por trás das Cavernas de Longyou não está apenas no seu tamanho e arquitetura impressionante, mas na ausência quase total de registros sobre sua existência ao longo de todos esses anos. Obras desse tamanho normalmente aparecem registradas em documentos históricos, tomos imperiais ou relatos locais, mas no caso das Cavernas de Longyou, não há nada. A única possível menção às cavernas foi encontrada em um poema do século XVII, que menciona estruturas semelhantes, mas sem detalhes que permitam identificar sua origem.
Objetos encontrados nos sedimentos das cavernas, como vasos da Dinastia Han Ocidental (206 a.C. a 23 d.C.), indicam que elas já existiam há dois mil anos, e muito provavelmente até antes disso. Mas até hoje, ninguém sabe ao certo como essas cavernas eram usadas. Desde então, especialistas testam diversas hipóteses para explicar o propósito das construções, como por exemplo:
- Antigas pedreiras
- Depósitos subterrâneos
- Mausoléu
- Acampamento militar
- Local cerimonial religioso
- Reservatórios de água
- Moradias
Todas as teorias têm algum fundamento, mas faltam evidências conclusivas. O que se sabe até hoje é que a construção das cavernas foi um trabalho manual minucioso, o que demonstra uma obra planejada, complexa e bem executada.
Ver 0 Comentários