Elon Musk demitiu tanta gente que agora um estudante de 20 anos é quem treina uma equipe inteira de engenheiros de IA

A xAI, empresa por trás do chatbot Grok, demitiu recentemente centenas de funcionários. Um jovem de 20 anos agora é responsável pelos colaboradores que restaram

Elon Musk demitiu / Imagem: Mein-MMO
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1227 publicaciones de Victor Bianchin

No início de setembro de 2025, Elon Musk demitiu cerca de 500 funcionários da empresa xAI. A companhia é responsável pelo desenvolvimento do chatbot Grok e, até as demissões, cerca de 1.500 pessoas trabalhavam na empresa de IA.

A maioria desses funcionários tinha o cargo de anotador de dados, pessoas responsáveis pelo “treinamento” do Grok. Foi o que dizia o comunicado da empresa na época: “No âmbito dessa reestruturação, a maioria dos cargos de tutores gerais de IA não é mais necessária, de modo que seu contrato com a xAI será encerrado”.

Para reorganizar e treinar a equipe restante, a xAI agora aposta em uma pessoa até então desconhecida e totalmente inesperada: Diego Pasini, um jovem de 20 anos que concluiu o ensino médio em 2023.

Jovem de 20 anos agora lidera o desenvolvimento na xAI e no Grok

Quem é Pasini? A revista Business Insider informa que, segundo seu perfil no LinkedIn, Pasini frequentou a University of Pennsylvania, onde estudou Ciência da Computação e Economia. Seu status na universidade, de acordo com o LinkedIn, agora aparece como “em licença”.

Pasini também foi listado como bolsista em 2024 na empresa de investimentos Contrary, que, segundo suas próprias informações, teria colaborado com companhias como a Anduril Technologies (tecnologia de defesa) e a Replit (empresa de software com seu próprio bot de IA). Em seu perfil de bolsista no site Contrary.com, consta que ele se entusiasma com o futuro da robótica e das startups de tecnologia hard-tech:

“Adoro construir coisas e sou apaixonado pelo futuro da robótica e das startups de hard-tech. Tenho especial interesse em aplicações potenciais nas áreas de agrotecnologia e transporte. Na Penn [University of Pennsylvania], participo de pesquisas do Agricultural Robotics Group no laboratório GRASP.”

Em seus primeiros dias na nova função, ele realizou uma reunião geral com os funcionários e afirmou que a empresa não planejava mais demissões, segundo o Business Insider. No entanto, na semana de 15 de setembro, outros 100 funcionários foram dispensados, reduzindo o número atual de colaboradores para 900.

Pasini não é a primeira pessoa muito jovem que Musk colocou em uma posição de liderança. Além dele, também são citados Luke Farritor, de 24 anos, Edward Coristine, de 19, e pelo menos outros cinco funcionários entre 19 e 24 anos que Musk teria nomeado para cargos de chefia, segundo o Business Insider. Cada vez mais pessoas da geração Z estão ascendendo à liderança.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Mein-MMO.


Inicio