Está acontecendo a 13º edição do Campeonato Mundial de Natação Paralímpica de 2025, em Singapura, entre os dias 21 a 27 de setembro. Até o momento, o Brasil já ganhou mais de 20 medalhas na competição. Contudo, apesar do sucesso e do ótimo desempenho dos brasileiros, o nadador chinês Jincheng Guo está dominando o campeonato com uma técnica que tem chamado a atenção de todo mundo. Diferentemente dos outros concorrentes, Jincheng Guo usa uma espécie de “escudo de água” durante as competições, permitindo que o nadador se destaque em meio aos concorrentes.
Jincheng Guo conquistou medalha de ouro com técnica de nado
Jincheng Guo é um atleta paralímpico chinês que se tornou um fenômeno no esporte por possuir uma técnica de nado bem diferente dos outros competidores. No último domingo (21/9), o atleta conseguiu conquistar mais uma medalha de ouro na modalidade dos 50 metros livre da classe F5, em apenas 30s11, utilizando uma técnica que cria um escudo de ar enquanto ele nada. Isso permite que o chinês nade contra a resistência da água e utilize o ar a seu favor.
A natação paralímpica é divida em 14 classes
Antes de entender como funciona a estratégia utilizada pelo nadador Jincheng Guo, é importante compreender as regras da competição. A classificação do campeonato é definida por 14 classes diferentes, sendo as classes S1 a S10 destinadas a atletas com deficiências físico motoras, S11 a S13 para atletas com deficiência visual e a S14 para deficientes intelectuais.
A classe a qual Jincheng Guo pertence é a S5, destinada a atletas com limitações físico-motoras, a mesma que os brasileiros Samuel Oliveira e Tiago Oliveira pertencem. No caso de Jincheng Guo, ele não possui os dois braços em decorrência de uma amputação não especificada, então ele utiliza toda a força das suas pernas nas competições.
Escudo de água: entenda como funciona a técnica
A técnica diferenciada de Jincheng Guo, além de trazer vantagens nas competições, também promove um efeito visual impressionante. Ao observar o atleta nadando, a impressão é que seu corpo flutua sobre a água. Mas como isso é possível? Durante a competição, Jincheng Guo utiliza apenas a força das pernas e percorre todo o trajeto com a cabeça imersa na água, diferentemente dos outros competidores que fazem força no tronco durante o nado e mantém a cabeça para o lado de fora. Isso permite que ele nade exatamente na superfície da água, sendo possível ver apenas os pés do atleta se movimentando. Ou seja, a única coisa que rompe a superfície da água é o movimento dos seus pés, o que permite que o nadador tenha o mínimo de resistência possível com a água e, consequentemente, mais velocidade do que os concorrentes para avançar na competição. A seguir, veja o vídeo mostrando o desempenho do atleta:
Ver 0 Comentários