Apple dificulta vida de ladrões: primeiro desmonte do AirTag 2 confirma mudança há muito esperada no alto-falante

AirTag 2 parece idêntico por fora, mas ao abri-lo, percebe-se que Apple mudou quase tudo por dentro

Imagem | Joseph Taylor/YouTube
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1303 publicaciones de PH Mota

Uma das melhores coisas quando a Apple lança um novo dispositivo é poder abri-lo e ver o que tem dentro. A obsessão de Steve Jobs de que tudo precisa ser tão bonito por dentro quanto por fora continua viva. Agora que o AirTag 2 chegou às mãos dos primeiros clientes, ele foi minuciosamente desmontado. Embora por fora pareça exatamente igual ao original, por dentro a Apple mudou quase tudo.

O YouTuber Joseph Taylor pegou suas ferramentas e começou a trabalhar e o que ele encontrou tem muitas falhas. Placa de base mais fina, bobina maior e, principalmente, muito mais cola, especialmente numa peça importante: o alto-falante.

Alto-falante agora está bem colado (e Apple fez isso de propósito)

Esta é a mudança que mais chama a atenção e que tem uma intenção muito clara por trás. No primeiro AirTag, remover o ímã do alto-falante era relativamente simples, tanto que muitos faziam isso para silenciar o dispositivo e usá-lo para rastreamento indesejado sem o conhecimento da vítima. Um problema que atormentava o AirTag desde o seu lançamento em 2021 e que a Apple tentava resolver há anos por meio de atualizações de software. Bem, agora ela também o resolveu por hardware.

AirTag

O ímã do alto-falante do AirTag 2 está colado com muito mais adesivo do que antes. Joseph precisou de várias ferramentas e muita força para removê-lo. Não é impossível, mas certamente não é algo que se faça com as unhas em dois minutos.

A bobina do alto-falante também é ligeiramente maior do que no modelo anterior, o que provavelmente contribui para o som mais agudo do dispositivo. O novo som do AirTag 2 sobe de "Fá" para "Sol", um intervalo de um tom.

Por dentro, placa mais fina e novos códigos

O alto-falante não é a única mudança. A placa-mãe do AirTag 2 é visivelmente mais fina do que a do modelo de 2021, o que obrigou a Apple a repensar a posição de vários componentes. Os conectores do tambor agora estão em um ângulo diferente e a placa inclui novos pontos de teste que não existiam antes.

AirTag

Esses pontos de teste provavelmente estão relacionados aos processos de fabricação ou diagnóstico na fábrica. O que é mais curioso são os novos códigos QR internos que Joseph encontrou dentro do compartimento da bateria. A Apple não explicou sua função, mas tudo indica que fazem parte de um sistema de rastreabilidade mais rigoroso na linha de produção. Cada AirTag agora tem uma identidade mais precisa desde o momento em que sai da fábrica.

AirTag

Externamente, quase idêntico

Externamente, o AirTag 2 é praticamente um clone do original: mesmo tamanho, mesma bateria CR2032, mesmo design de caixa branca e polida. Se você tiver os dois modelos em mãos, precisará observar o texto na parte traseira para diferenciá-los: agora em letras maiúsculas e com menções explícitas à resistência IP67, chip NFC e suporte ao recurso Buscar.

AirTag

A embalagem com quatro AirTags também vem em uma nova caixa, mais estreita que a anterior, com texto em relevo impresso por UV, o que lhe confere um acabamento mais sofisticado. As abas agora são feitas de papel adesivo em vez de plástico, um aceno à sustentabilidade que a Apple vem promovendo há algum tempo em todos os seus produtos. Internamente, a disposição também muda: os AirTags vêm dispostos em uma fileira de quatro, em vez de dobrados em fileiras de dois como antes.

Este desmonte do AirTag 2 confirma o que já suspeitávamos: as melhorias vieram para dentro, não para fora. Um alto-falante mais difícil de manipular, uma placa mais eficiente e um chip de localização aprimorado com maior alcance. Não é uma revolução, mas também não havia muito mais o que mexer.

É importante lembrar que estamos falando de um acessório pequeno e útil, e também um dos mais baratos da Apple. Por 35 euros, você tem um dispositivo que cumpre sua função perfeitamente. Com essas mudanças internas, a Apple garante que o AirTag 2 continue relevante por mais quatro ou cinco anos. Uma aposta segura para um produto que simplesmente funciona.

Inicio