Após demitir 700 funcionários para substituí-los por IA, CEO da Klarna usa inteligência artificial para se substituir

A inteligência artificial já resume e transcreve videochamadas, mas chegará o dia em que ela se tornará realidade para você?

Imagem | Klarna
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Há menos de três anos, o ChatGPT chegou para revolucionar tudo como a ponta de lança de uma inteligência artificial que já está mudando o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que são chamados de "IA first", como exemplo os casos da IBM, que demitiu 8 mil pessoas para substituí-las por inteligência artificial. É claro que, no processo de substituição de pessoal por IA, nem tudo que reluz é ouro.

A empresa sueca Klarna demitiu 700 funcionários em 2022 por meio de uma transmissão de vídeo pré-gravada no LinkedIn e, em seguida, aplicou um sistema de IA para executar a tarefa dessas pessoas, e eles se gabaram disso. Posteriormente, seu CEO teve uma revelação e se arrependeu, explicando que "nada é tão valioso quanto os humanos". No entanto, a qualidade manifestamente baixa da IA ​​utilizada fez com que eles tivessem que recontratar pessoas. Mas a IA ainda está em ação na Klarna e, desta vez, o alvo foi o próprio CEO e fundador, Sebastian Siemiatkowski.

CEO da Klarna usa um avatar de IA para apresentar resultados de negócios

Porque a empresa de pagamento diferido usou uma versão de Sebastian Siemiatkowski com tecnologia de IA para fazer um vídeo de 83 segundos no qual o CEO fala sobre os resultados do primeiro trimestre de 2025 da Klarna, de acordo com o TechCrunch. Na descrição do vídeo, eles detalham que é seu avatar de IA que apresenta os resultados e, de fato, é a primeira coisa que o falso Sebastian apresenta: "Sou eu, ou melhor, meu avatar de inteligência artificial."

O compromisso da Klarna com a inteligência artificial é total e, de fato, a empresa já explicou como integra a IA em suas operações, esclarecendo à CNBC há apenas algumas semanas que parte da redução de força de trabalho que a empresa experimentou tem a ver com essa realidade.

Mas atenção, pois não é a primeira vez que a empresa faz isso, nem o primeiro CEO a realizá-lo. Eric Yuan é o chefe do Zoom e também recorreu a uma versão de IA de si mesmo em avatar para apresentar um relatório semelhante na quarta-feira passada. É claro que o CEO do Zoom usou sua plataforma e um novo recurso, chamado Zoom Clips and AI Companion, algo que ele explicou no vídeo enquanto declarava estar orgulhoso de ser: "um dos primeiros CEOs a usar um avatar em uma apresentação de resultados".

Chegará o momento em que uma IA estará disponível para você nas videoconferências?

Imagem de destaque | Klarna

Inicio