A Valve conseguiu o impossível com jogos para Windows graças ao Proton; agora, eles querem fazer o mesmo com jogos para Android

  • Foi confirmada a 'Lepton', uma nova camada de compatibilidade baseada em Waydroid para executar jogos Android no Linux;

  • A ferramenta replica a estratégia do Proton para trazer o catálogo de jogos para dispositivos móveis para o SteamOS

A Valve conseguiu o impossível com jogos para Windows graças ao Proton. Agora, eles querem fazer o mesmo com jogos para Android.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

A Valve recorreu mais uma vez à sua fórmula vencedora. Há alguns anos, a empresa transformou o cenário dos jogos para Linux, permitindo que jogos do Windows funcionassem quase perfeitamente graças à sua camada Proton. Agora, ela se prepara para romper a próxima barreira: os jogos para Android. A documentação oficial do Steam revelou a existência do "Lepton": uma nova camada de compatibilidade projetada para levar o vasto catálogo de jogos mobile para desktops e consoles portáteis.

O Lepton é oficial e segue os passos do Proton

Conforme descoberto ao analisar a documentação de desenvolvimento e o SteamDB, a Valve nomeou oficialmente sua ferramenta para executar Android no Linux como "Lepton". A estratégia é uma cópia técnica do seu maior sucesso: assim como o Proton surgiu como uma modificação do Wine para traduzir instruções do Windows para o Linux, o Lepton é um fork do Waydroid.

Unificando catálogos

O surgimento dessa nova camada de compatibilidade não parece ser uma coincidência. Isso está diretamente ligado aos planos de hardware da Valve, especificamente ao futuro headset de realidade virtual que foi apresentado junto com o Steam Machine e que executará o Steam OS.

Lepton é oficial e segue os passos do Steam Machine. Considerando que o mercado atual de realidade virtual é dominado pelos headsets MetaQuest baseados em uma versão do Android, a Valve precisa do Lepton para manter esse catálogo e permitir que títulos como 'Walkabout Mini Gold' (cujo APK já está registrado no Steam) rodem nesse hardware.

SteamOS como um sistema de jogos universal

A inclusão de títulos mobile no Steam reforça a ambição da empresa de Gabe Newell de tornar seu sistema operacional o padrão para consoles portáteis (com o "Machine" também para consoles domésticos).

Como já é sabido, o SteamOS quer "seguir os passos do Android" ao se abrir para fabricantes terceirizados para competir com o Windows 11. Ao integrar o Lepton, a Valve não só oferecerá jogos para PC, mas também agregará o valor de milhões de aplicativos mobile, algo que já começamos a ver com o anúncio do Steam Frame.

Captura de tela do 'Gamehub' para Android: o aplicativo que permite executar jogos do Windows graças à camada de compatibilidade Proton. Captura de tela do 'Gamehub' para Android: o aplicativo que permite executar jogos do Windows graças à camada de compatibilidade Proton.

Uma colisão entre dispositivos móveis, consoles e PCs

O suporte do Steam para jogos no sistema operacional do Google é o outro lado da moeda em uma tendência que temos acompanhado há meses: convergência total. Enquanto a Valve leva o Android para o Linux, a comunidade e fabricantes como a Xiaomi fazem o oposto: possibilitando jogar sua biblioteca do Steam no Android.

Seja por meio de versões modificadas de emuladores ou soluções oficiais como o Lepton, a fronteira entre jogos para dispositivos móveis e jogos para PC ou console está prestes a desaparecer.

Imagem da capa | Valve e Alejandro Alcolea para Xataka Android

Inicio